Viagora

Piauí se destaca na geração de trabalho e renda no Nordeste

Piauí fechou o segundo trimestre de 2024 com o segundo maior valor médio dos rendimentos recebidos pelos trabalhadores, ficando atrás apenas do Rio Grande do Norte.

O estado do Piauí tem se consolidado como um destaque na geração de trabalho e renda no Nordeste. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada pelo IBGE, o segundo trimestre de 2024 registrou um aumento de 2,6% no rendimento médio mensal real no estado em relação ao primeiro trimestre. Com uma renda média de R$ 2.354, o Piauí superou a média regional do Nordeste, que é de R$ 2.238.

Diarlison Lucas, diretor de Estudos Econômicos e Estatísticas da Fundação Centro de Pesquisas Econômicas e Sociais do Piauí (Cepro), vinculada à Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), destacou o crescimento consistente do estado em comparação com outras regiões nordestinas. “O rendimento médio real, habitualmente recebido em todos os trabalhos, tem crescido significativamente no Piauí nos últimos dois anos. No ano passado, o estado apresentou um diferencial importante ao elevar substancialmente o valor médio, colocando-se nas primeiras posições entre os estados do Nordeste e avançando no ranking nacional”, afirmou Lucas.

No segundo trimestre de 2024, o Piauí alcançou o segundo maior valor médio dos rendimentos recebidos pelos trabalhadores no Nordeste, ficando atrás apenas do Rio Grande do Norte. “Esse desempenho é crucial, pois evidencia a estabilidade econômica do estado, permitindo que os trabalhadores mantenham um nível consistente de renda mensal”, destacou o economista.

Outro dado que reflete o cenário positivo do estado é a redução da taxa de desocupação. No segundo trimestre de 2024, a taxa de desocupação no Piauí foi de 7,6%, uma queda de 2,4 pontos percentuais em comparação ao primeiro trimestre, quando a taxa estava em 10%. Segundo o IBGE, essa é a menor taxa de desocupação registrada no estado nos últimos dez anos, desde que havia atingido 7,4% no quarto trimestre de 2015.

Diarlison Lucas salientou a importância dessa queda na taxa de desocupação: “Os números mostram que o Piauí tem conseguido diminuir significativamente o número de pessoas desempregadas ou em busca de trabalho, o que reflete a eficácia das políticas públicas e o fortalecimento da economia local”.

Mais conteúdo sobre:

Governo do Piauí

Emprego

Facebook
Veja também