Viagora

Piauí consolida posição como líder em energia renovável no Brasil

O estado ultrapassou 6 GW em capacidade instalada e é o terceiro, no Brasil, em produção de energia solar e eólica.

O estado do  Piauí se destaca na produção de energia limpa no Brasil. Com a ultrapassagem da marca de 6 gigawatts (GW) em capacidade instalada de energia solar e eólica em julho, o estado se consolidou como o terceiro maior produtor dessas fontes no país. Atualmente, 178 parques eólicos e solares estão em operação, gerando energia suficiente para abastecer mais de 3 milhões de residências.

Segundo o governo estadual, a força dos ventos piauienses é responsável por mais da metade da energia gerada, com 118 empreendimentos eólicos totalizando 4 GW de potência instalada. Os parques solares, em número de 60, contribuem com os outros 2 GW.

Foto: Divulgação/ Governo do PiauíPiauí consolida posição como líder em energia renovável no Brasil
Piauí consolida posição como líder em energia renovável no Brasil

De acordo com Victor Hugo Almeida, presidente da Investe Piauí, o estado possui um potencial energético imenso e vem investindo fortemente em energias renováveis. "O Piauí já abriga um dos maiores parques solares do Brasil e o maior parque eólico da América Latina", afirma.

Em abril deste ano, o estado liderou o ranking nacional em novos parques solares e eólicos, com a entrada em operação de 14 novas usinas e um aumento de 400 MW na capacidade instalada. Em 2022, o crescimento na geração de energia eólica foi ainda mais expressivo, com um aumento de 24,85% em relação ao ano anterior, segundo dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

E as novidades não param por aí. O estado também será sede do maior complexo solar do país. A empresa espanhola Solatio anunciou a construção de um parque com 4 GW de potência em Bom Princípio do Piauí. A obra está prevista para iniciar em 2025.

Facebook
Veja também