Número de idosos em asilos no Piauí é 7 vezes menor que média nacional, diz IBGE
Em contraste, o Rio Grande do Sul lidera com 1,02% da sua população idosa em asilos, seguido por Minas Gerais (0,75%) e São Paulo (0,66%).
O Censo Demográfico de 2022 revelou que o Piauí possui uma das menores proporções de idosos residentes em asilos ou instituições de longa permanência para idosos no Brasil. Apenas 0,07% dos idosos piauienses, um total de 343 pessoas com 60 anos ou mais, vivem nessas instituições, enquanto a população idosa total do estado é de 493.899. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Conforme o levantamento, no cenário nacional, essa proporção é significativamente maior, com 160.784 idosos vivendo em asilos, representando cerca de 0,5% do total de idosos no Brasil, que somava 32,1 milhões de pessoas.
O IBGE informou que a disparidade entre os números do Piauí e a média nacional é expressiva: a proporção de idosos em asilos no estado é sete vezes menor que a média brasileira. No ranking dos estados, o Piauí está entre os que possuem as menores taxas de idosos em instituições, superando apenas o Maranhão, que registra 0,06%. Em contraste, o Rio Grande do Sul lidera com 1,02% da sua população idosa em asilos, seguido por Minas Gerais (0,75%) e São Paulo (0,66%).
Ainda segundo o instituto, no Piauí, a maioria dos idosos em instituições de longa permanência é composta por homens, que representam 52,18%, enquanto as mulheres somam 47,82%. Em termos etários, 37,9% dos idosos residentes têm 80 anos ou mais, 35,86% estão na faixa entre 70 e 79 anos, e 26,24% têm entre 60 e 69 anos.
IBGE
-
Bairro Angelim é o mais populoso de Teresina com 43 mil habitantes, diz IBGE
Segundo informações do IBGE, o bairro concentra 5% do total da população de Teresina. -
Rafael Fonteles reúne mais de 200 prefeitos e discute sobre parcerias
O encontro teve como objetivo fortalecer a colaboração entre o governo estadual e as administrações municipais, com foco na implementação de políticas públicas eficientes para o estado. -
TJ do Piauí e Justiça Federal assinam Acordo de Cooperação Técnica
De acordo com o Tribunal de Justiça do Piauí, o acordo visa a contratação de uma equipe multidisciplinar destinada ao Núcleo de Práticas Restaurativas (NPR) da Seção Judiciária do Piauí em Teresina. -
Quadrinho retrata história da primeira advogada do Brasil Esperança Garcia
A HQ A Voz de Esperança Garcia conta a história da mulher escravizada que se destacou pela luta contra o racismo e por direitos humano. -
Magistrados do TJ-PI visitam a Casa da Mulher Brasileira de Teresina
A visita foi realizada na ultima quinta-feira (14), pela juíza Carla Lucena e o juiz João de Castro, do I Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Capital.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir