Viagora

Musicoterapia auxilia na reabilitação de pacientes neurológicos no Ceir

Segundo Claudia Ferraz, a musicoterapeuta do Ceir, o diferencial da musicoterapia está na capacidade de ativar emoções e sensações nos pacientes.

O Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) tem-se Instrumentos musicais, como tambor, piano e violão, transformam-se em poderosas ferramentas na reabilitação de pacientes neurológicos.

A musicoterapia desde 2008, tem sido oferecida como tratamento para pessoas de todas as idades, com mais de 70 pacientes sendo acompanhados atualmente no Ceir, através do Sistema Único de Saúde (SUS).

O Dia do Musicoterapeuta é celebrado em 15 de setembro, que destaca a importância dessa prática que combina música e terapia para promover a saúde e o bem-estar. Através do canto, da execução de instrumentos ou da simples escuta, a musicoterapia auxilia na reabilitação de diversas demandas, fortalecendo tanto a parte física quanto a emocional.

Segundo Claudia Ferraz, a musicoterapeuta do Ceir, o diferencial da musicoterapia está na capacidade de ativar emoções e sensações nos pacientes.

“Quando falamos em música, automaticamente lembramos de algo prazeroso. Em pacientes neurológicos, os instrumentos musicais aumentam o potencial mental. Existem crianças que chegam aqui sem segurar o pescoço, sem apatia ou sem foco de atenção. Após os encontros, começamos a perceber o controle da cervical, começam a balbuciar palavras ou até mesmo buscar os instrumentos. Um desenvolvimento incrível”, destaca.

Facebook
Veja também