Viagora

Corpo de Bombeiros conscientiza população com a chegada do B-R-Ó-BRÓ

Com a chegada do período mais quente do ano, o Corpo de Bombeiros reforçou alguns dos principais cuidados para evitar as queimadas.

O Corpo de Bombeiros Militar do Piauí informou que a maioria dos incêndios no Brasil são causados pela ação humana, seja intencional ou por negligência, com prejuízos incalculáveis, tanto para a fauna, a flora, quanto para a saúde do ser humano.

Como se não bastassem no Piauí as altas temperaturas, o clima seco e quente neste período do ano, mais conhecido como B-R-O BRÓ, é necessário conscientizar ainda mais a população sobre a importância da adoção de medidas de prevenção aos incêndios florestais ou em vegetação.

De acordo com a Porta-Voz do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí, Coronel Najra, é necessário desencadear um processo educativo, por meio de um trabalho contínuo e massivo de conscientização, de forma que a população, seja da cidade ou do interior, se sinta motivada a transformar valores construídos em ações positivas para o meio ambiente.

O coronel Egídio Leite afirmou que tem intensificado nesses meses o monitoramento de queimadas através do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), e que, ao longo dos anos, o Brasil não reeducou a população quanto aos perigos e prejuízos das queimadas. 

“Mais de 99% dos incêndios florestais em território nacional, seja em São Paulo, como todos nós estamos acompanhando nesses últimos dias, ou seja, aqui na região de Bom Jesus, no Piauí, todos, sem exceção, são iniciados por ação humana. Alguns são propositais, outros por descuido, mas sempre com ação humana”, afirma.

Além disso, com a chegada do período mais quente do ano, o Corpo de Bombeiros reforçou alguns dos principais cuidados para evitar as queimadas.

Confira algumas medidas preventivas que devem ser seguidas:

1) Ao fazer uma fogueira, limpe a área ao redor e lembre-se de apagar o fogo antes de deixar o local. Dessa forma, pode-se evitar a ocorrência de incêndio florestal. Adotar medidas preventivas é zelar pela própria segurança.

2) Evite queimar lixo, pois isso é considerado uma infração ambiental e, além disso, pode provocar incêndios.

3) Evite jogar bitucas de cigarro no chão.

4) Não solte balões. Soltar balões é crime previsto no Art. 42 da Lei de Crimes Ambientais.

5) Capine a área perto de sua casa.

6) Denuncie incêndios florestais, fogo descontrolado ou queimadas ilegais no estado. O número é (86) 9 9421-6693.

Facebook
Veja também