Lei que garante advogados para pessoas em vulnerabilidade é sancionada no Piauí
A legislação deve atingir os municípios sem defensoria pública, que compreendem 87% do estado.
O governador Rafael Fonteles sancionou uma nova lei da Advocacia Dativa, que garante advogados para pessoas em vulnerabilidade social. A legislação foi publicada no Diário Oficial do Estado do Piauí na segunda-feira (02).
De acordo com Fonteles, a medida visa chegar a municípios onde a Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE-PI) ainda não chegou. Apenas 13% dos municípios do estado têm a presença de defensores públicos.
"Apesar de todo o esforço para a gente ampliar cada vez mais o número de defensores, isto ainda não é possível. Então, essa lei agora regulamenta tudo isso. Agora vira lei sancionada, garantindo dignidade e assistência jurídica a quem mais precisa e oportunidade para a jovem advocacia exercer o seu trabalho", comentou.
Os profissionais que forem atuar na Advocacia Dativa serão pagos pelo Governo do Estado, sem vínculo empregatício, após o processo e a emissão da certidão de honorários. De acordo com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Piauí, Celso Barros, o pagamento será feito por uma ordem de um juiz.
"Aquele cidadão que não tem condições de pagar um advogado privado naquela cidade onde não tem um defensor público, ele pode, levando a sua demanda para a justiça através de um advogado, e ali esse advogado vai ser remunerado por uma ordem de um juiz. Então, usando-se a tabela de honorários da OAB, esse advogado será remunerado", concluiu.
-
Governador Rafael Fonteles visita áreas atingidas pelas chuvas em Picos
A visita ocorreu nessa terça-feira (21), onde Rafael reforçou que o foco do Governo do Estado é acelerar o atendimento às famílias afetadas e a reconstrução das áreas urbana e rural da cidade. -
Prefeitura de Esperantina reúne agricultores familiares para compra da merenda escolar
O encontro ocorreu nessa terça-feira (21), no auditório da Secretaria Municipal de Educação, na cidade Esperantina -
Teresina inicia estudo para implantação de ônibus elétricos no transporte público
De acordo com a Prefeitura, o projeto busca modernizar a mobilidade urbana; a expectativa é de que os primeiros ônibus elétricos comecem a circular em 2026 -
Prefeitura de Teresina nomeia 311 professores aprovados no concurso da Semec
A nomeação, autorizada pelo prefeito Silvio Mendes, foi assinada pelo secretário Ismael Silva e publicada no Diário Oficial do Município. -
PM retoma Clube de Corrida para promover saúde física e mental dos policias
De acordo com a Polícia Militar, a inciativa busca melhorar a qualidade de vida de policiais e seus familiares.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir