Segurança está reforçada para eleições municipais no Piauí, diz Chico Lucas

Segundo o secretário, a Operação especial, denominada Arco da 020 , foi deflagrada em regiões com histórico de violência política

O secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas falou sobre uma força-tarefa com mais de 3 mil agentes de segurança  que estará em operação em todo o estado para garantir a tranquilidade durante as eleições legislativas que ocorrerão neste domingo, 6 de outubro. A estratégia envolve a atuação conjunta de diversas forças, como Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Exército, em um plano elaborado em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI).

"O TRE fez um planejamento muito bom, que está sendo executado com a participação de várias forças, somando 3 mil homens. Tenho certeza de que a eleição vai transcorrer de maneira tranquila", afirmou Chico Lucas.

O secretário ressaltou que, apesar de algumas discussões mais acaloradas em municípios do interior do estado, não houve registro de incidentes graves até o momento. “O eleitor vai exercer seu direito livremente e tenhamos que o processo eleitoral será prorrogado de forma segura”, completou.

Foto:/Viagora
Chico Lucas

Segundo o secretário, a operação especial, denominada Arco da 020 , foi deflagrada em regiões com histórico de violência política, como municípios na divisa com o Ceará. Cidades como Pio IX e Pimenteiras estão sob maior vigilância. A estratégia inclui o deslocamento de policiais e oficiais de alto escalamento para coordenar as ações no local.

“Deflagramos a operação Arco da 020, que abrange municípios historicamente marcados por violência política. Temos equipes designadas para essas regiões, e já conseguimos reduzir os relatos de qualquer tipo de conflito”, explicou Chico Lucas. Além disso, houve um reforço de segurança em localidades como São Raimundo Nonato e municípios do Médio Parnaíba.

O secretário detalhou a atuação das forças de segurança em pontos específicos, com a designação de delegados e coroneis para monitorar de perto o andamento do processo eleitoral. “O delegado Zanatta foi para a região de São Raimundo Nonato, depois da batida para Alvorada do Gurgueia; o delegado Anchieta foi enviado para o Médio Parnaíba; e o coronel Scheiwann Lopes, juntamente com Jacks Galvão e outros oficiais, estão percorrendo as áreas com potencial de tensão”, destacou.

Apesar das ações preventivas, algumas situações pontuais de tensão chamaram a atenção nos últimos dias. Houve, por exemplo, um episódio de agressão em Panaíba e uma suposta ameaça em Alvorada do Gurgueia. No entanto, o secretário minimizou a gravidade desses incidentes e garantiu que todas as medidas estão sendo tomadas para evitar problemas durante o dia da votação.

“O que registramos são discussões mais acaloradas, mas nada que tenha fugido do controle. Nossa expectativa é que no dia 6 de outubro tudo transcorra de maneira tranquila e os eventos possam exercer seu direito de voto com segurança”, disse.

A operação para o dia das eleições contará também com o monitoramento em tempo real de possíveis focos de conflito. O secretário informou que os municípios com maior histórico de violência terão um contingente reforçado e que qualquer tentativa de interferência no processo eleitoral será prontamente reprimida pelas forças de segurança.

Mais conteúdo sobre:

Eleições 2024

Secretaria Estadual de Segurança Pública - SSP

Polícia Civil

Polícia Militar.

Exército Brasileiro

Veja também