Piauí aumenta unidades de captação de órgãos para transplantes
De acordo com o Governo do Piauí, neste ano foram 123 doações de córneas e rins, além de 34 captações de múltiplos órgãos.A fila de espera por transplantes no Piauí tem pelo menos 383 pessoas aguardando para receber córneas e outras 530 estão esperando por um rim. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) destacou que para reduzir esses números, têm ampliado as unidades de captação de órgãos.
Lourdes Veras, coordenadora da Central Estadual de Transplantes, afirmou que a retirada de órgãos e córneas foi descentralizada, por isso além de Teresina, o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba, e os hospitais regionais de Campo Maior e Piripiri também podem realizar nesse procedimento.
“A doação de órgãos é um gesto que transforma o sofrimento em esperança. Para doar, basta comunicar sua vontade aos familiares, pois essa decisão pode salvar muitas vidas”, destaca Lourdes Veras, coordenadora da Central Estadual de Transplantes.
De acordo com a Sesapi, as doações e transplantes em 2024 têm avançado significativamente, neste ano foram 123 doações de córneas e rins, além de 34 captações de múltiplos órgãos. No mesmo período, foram realizados 36 transplantes de rins e 228 de córneas.