Sejus inicia curso de formação para novos agentes penais do Piauí

o curso teve início nesta sexta-feira (06), a partir das 08h, no auditório da OAB-PI

O Governo do Piauí, através da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), por meio da Academia de Polícia Penal (Acadepen), divulgou a realização do Curso de Formação da Polícia Penal (CFPP), que objetiva qualificar 204 novos agentes, na qual vão atuar nas unidades prisionais do estado, incluindo a nova penitenciária de Buriti dos Lopes.  

De acordo com a Sejus, o curso será ministrado nesta sexta-feira (6), com início às 8 horas, no auditório da OAB-PI. O mesmo faz parte de uma das etapas do concurso público da Polícia Penal realizado em 2024 e seguirá até fevereiro de 2025. 

Segundo a secretaria, a grade curricular dispõe de 508 horas/aula e 28 disciplinas, incluindo temas de Direitos Humanos, Legislação Penal, Técnicas de Abordagem e Sobrevivência, Monitoramento Eletrônico, Inteligência e Contrainteligência, Gerenciamento de Crise e Treinamento Físico, objetivando preparar os futuros policiais penais para atuarem de forma eficiente e humanizada no sistema prisional, além de assegurar a segurança e a ressocialização dos detentos.

“Temos 16 unidades que precisarão desse implemento no efetivo, além da nova penitenciária em Buriti dos Lopes”, disse, o diretor adjunto de Administração Penitenciária, o policial penal Aliomar Teixeira, ressaltando sua satisfação com o início do curso, destacando a importância da qualificação dos novos agentes.  

Conforme a Sejus, as aulas serão ministradas de segunda a sábado, nos auditórios do Centro de Formação Antonino Freire e da Acadepen. Cerca 100 profissionais, entre coordenadores, professores, instrutores, monitores e supervisores, vão compor a equipe responsável pela formação dos novos policiais penais.

Mais conteúdo sobre:

Governo do Piauí

Secretaria de Estado da Justiça - Sejus

Veja também