Polícia deflagra “Operação Forasteiros” e prende cinco no Piauí e Maranhão
O objetivo principal da operação foi cumprir mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão em endereços ligados aos investigados.A Polícia Civil do Piauí, por meio da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa, Repressão e Combate ao Tráfico (DFHT) da Delegacia Seccional de Luís Correia, conduziu nos dias 08 e 09 de abril a "Operação Forasteiros", resultando na prisão de cinco indivíduos suspeitos de envolvimento em crimes de homicídio e tentativas de homicídio no município.
A ação, coordenada pela polícia civil, contou com o apoio da Polícia Civil do Ceará (Regional de Quixadá), além do suporte operacional do 24º Batalhão de Polícia Militar do Piauí (BPM Atalaia) e da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Piauí e no Maranhão (Ficco). O objetivo principal da operação foi cumprir mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão em endereços ligados aos investigados.
De acordo com o delegado-titular da DFHT de Luís Correia, João Filipe Leite, dois suspeitos foram capturados na própria cidade, um em São Luís (MA) e os outros dois já estavam detidos no sistema prisional piauiense por delitos anteriores cometidos na região.
Os cinco indivíduos presos, identificados pelas iniciais J.R.C.P., D.G.X.A., W.S., J.G.S.P. e G.P.V., foram alvo dos mandados de prisão. A primeira prisão ocorreu na tarde de segunda-feira (08), quando J.R.C.P. foi detido em sua residência, no Centro de Luís Correia. Durante a abordagem, ele tentou se desfazer de uma quantia em dinheiro e um celular, arremessando-os pela janela.
Na terça-feira (09), foram cumpridos os mandados contra D.G.X.A., em São Luís (MA), e contra W.S. e J.G.S.P., ambos já custodiados na Penitenciária Mista de Parnaíba. O quinto preso, o cearense G.P.V., foi capturado em Luís Correia, em cumprimento a um mandado de prisão preventiva da 1ª Vara Criminal de Quixadá (CE). A captura de G.P.V. decorreu de uma ação integrada entre as polícias civis dos estados do Ceará e do Piauí. O homem estava em uma residência no bairro Triângulo, em Luís Correia, endereço associado a D.G.X.A., que também foi alvo de busca e apreensão.
Segundo o delegado João Filipe Leite, os três suspeitos que estavam em liberdade foram levados para unidades policiais, onde os mandados judiciais foram integralmente cumpridos. Posteriormente, foram transferidos para o sistema prisional, onde ficarão à disposição da justiça de Luís Correia.
O caso investigado envolve uma tripla tentativa de homicídio decorrente de uma disputa territorial entre uma facção cearense, da qual fazem parte os investigados, e uma facção de São Paulo.