Operação Interditados prende dois policiais militares no Piauí
A operação foi deflagrada na manhã desta segunda-feira (13), com mandados de buscas e apreensão.Na manhã desta segunda-feira (13), a Operação "Interditados" deflagrou a 19ª fase, e dois policiais militares foram presos durante a ação no Piauí. A operação é conduzida pela Superintendência de Operações Integradas (SOI).
De acordo com a SOI, a operação foi desencadeada após uma denúncia anônima que apontava para atividades criminosas de um policial militar, alegadamente envolvido na prestação de serviços ilícitos a comerciantes de telefones celulares.
Segundo a denúncia, o agente estaria utilizando seu acesso privilegiado a sistemas policiais para consultar IMEIs, cobrando uma taxa indevida de R$ 10,00 por cada pesquisa.
Após uma busca e apreensão domiciliar prévia, a veracidade da denúncia anônima foi confirmada, juntamente com o envolvimento de outros dois policiais militares na utilização indevida de plataformas exclusivas das forças de segurança pública, visando vantagens financeiras.
De acordo com as investigações, os policiais recebiam compensação financeira em troca de fornecer informações sobre registros em uma plataforma à qual tinham acesso em razão de seu cargo, para verificar a situação de aparelhos celulares. Essa conduta vai diretamente contra o esperado dos agentes de segurança, que deveriam estar combatendo a criminalidade, mas acabaram se envolvendo em atividades criminosas e encobrindo ações ilícitas.
A polícia ainda constatou que dois indivíduos identificados como "clientes" dos policiais têm antecedentes criminais relacionados à receptação qualificada de aparelhos celulares roubados ou furtados, o que destaca a seriedade da situação e a necessidade de uma resposta enérgica por parte das autoridades.