GAECO deflagra operação contra facção Bonde dos 40 e cumpre mandados no Piauí
A ação foi coordenada pelo Ministério Público do Maranhão com o objetivo de desarticular a organização criminosa que atua no Piauí e no Maranhão.Nesta segunda-feira (12), o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público deflagrou a Operação Cela 03, que cumpriu mandados contra membros da facção criminosa Bonde dos 40, no Maranhão, no Piauí e em Mato Grosso.
A ação foi coordenada pelo Ministério Público do Maranhão com o objetivo de desarticular a organização criminosa. Também participaram da operação os Gaecos do Piauí e Mato Grosso, além das Polícias Civil e Militar do Maranhão, Mato Grosso e do Piauí.
De acordo com o órgão ministerial, os alvos estão envolvidos em atividades ilícitas como narcotráfico, lavagem de dinheiro, homicídios, roubos a instituições financeiras e de veículos, entre outros.
O Gaeco prendeu líderes da organização criminosa e pessoas responsáveis pela guarda, além de ocultação de bens e valores. Também foram cumpridos mandados de prisão contra pessoas que já estavam presas, mas permaneciam na organização e comendador de práticas criminosas.
O Ministério Público explicou ainda que a operação foi denominada de Operação Cela 03, com referência a um dos líderes da facção, que está preso na penitenciária de São Luís, porém continuava a coordenar ações criminosas.