Justiça suspende CNH de 23 investigados da Operação Rolezinho no Piauí
Segundo o superintendente de Operações Integradas, delegado Matheus Zanatta, foi solicitado e obtido o deferimento de medidas cautelares das diversas prisões da pratica ilegal e perigosa.Nesta quinta-feira (19), a Secretaria de Segurança Pública (SSP-PI), por meio da Superintendência de Operações Integradas (SOI), anunciou decisão judicial para combater as práticas de direção perigosa como "graus", realizadas por motociclistas nas vias públicas de Teresina e outras cidades do estado.
De acordo com os artigos 282 do Código de Processo Penal e 294 do Código de Trânsito Brasileiro, a Justiça determinou a suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de 23 investigados na “Operação Rolezinho”, pelo período de dois anos. A decisão também impede a obtenção de uma nova habilitação durante esse período.
Segundo o superintendente de Operações Integradas, delegado Matheus Zanatta, foi solicitado e obtido o deferimento de medidas cautelares diversas da prisão para conter a prática ilegal e perigosa dos 'rolezinhos' e manobras conhecidas como 'grau'.
“Essas práticas são realizadas por grupos que utilizam redes sociais para promover condutas criminosas no trânsito, colocando em risco a vida de muitas pessoas. Com isso, reforçamos o compromisso da Segurança Pública do Piauí em prevenir acidentes e coibir comportamentos que desafiam a lei e colocam a sociedade em perigo”, destacou o superintendente.
Além disso, foi imposta uma medida cautelar de recolhimento domiciliar noturno, obrigando os investigados a permanecerem em casa entre 19h e 6h nos dias úteis, e em recolhimento domiciliar integral nos finais de semana, das 0h de sábado até 6h da manhã de segunda-feira, pelo período de dois meses. Esse prazo poderá ser prorrogado, se necessário.
Outra determinação judicial foi a proibição de publicações em redes sociais relacionadas à promoção de eventos ilegais, como os "rolezinhos" e "graus". De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, a repressão às manobras perigosas e a conscientização da população são fundamentais para garantir a integridade de todos e promover uma convivência mais segura nas vias.
Entenda o caso
A Operação Rolezinho deflagrada na última sexta-feira (13) visou coibir atividades que colocam em risco a segurança de pedestres e motoristas, além de conscientizar a população sobre os perigos dessas manobras.
As ações foram realizadas em Teresina, Altos e Esperantina. Foram cumpridos 27 mandados de prisão e 29 mandados de busca e apreensão, além da suspensão de 27 contas na rede social Instagram, utilizadas para promover essas atividades ilícitas.