Draco registra mais de 570 prisões durante operações no Piauí em 2024
De acordo com o Draco, o departamento também apreendeu 71 armas de fogo e 205 kg de entorpecentes.O Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), da Polícia Civil do Piauí, divulgou o balanço das ações realizadas em 2024, informando que cumpriu 698 mandados de busca e apreensão e realizou 572 prisões até novembro. O departamento também apreendeu 71 armas de fogo e 205 kg de entorpecentes.
O coordenador do departamento, delegado Charles Pessoa, explicou que o Draco foi criado em março de 2023, atuando não somente em Teresina, mas no interior do estado, com enfoque no combate às facções criminosas no estado.
"Nossa meta em 2023 era realizar 500 prisões, e conseguimos alcançar 513. Em 2024, estabelecemos a meta de 600 prisões, e já estamos próximos de atingir esse número por meio de diversas operações. Vale ressaltar que as ações do Draco têm como objetivo principal desarticular toda a estrutura das facções, desde os membros de base até os líderes", afirmou o coordenador do departamento, delegado Charles Pessoa.
Além das operações repressivas, o Draco também realiza ações preventivas, como palestras em escolas para conscientizar jovens sobre os danos das facções.
O delegado Charles Pessoa afirmou que a colaboração entre Polícia Civil, Polícia Militar, Força Estadual Integrada de Segurança Pública (Feisp), Guarda Municipal de Teresina, e a parceria com o Poder Judiciário e o Ministério Público, tem sido essencial para o sucesso das ações no combate ao crime organizado no Piauí.
Por: Gabriely Corrêa