Viagora

Operação de combate a pedofilia no Brasil prende mais de 80 pessoas

Foram expedidos mandados judiciais em 24 estados e no Distrito Federal.

Foi deflagrada nesta sexta-feira (20), a Operação Luz na Infância, pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, com o objetivo de combater a pedofilia. A ação policial contou com a participação de policias no cumprimento de mandados de busca e apreensão em 24 estados e no Distrito Federal, além da prisão de 82 pessoas, até o presente momento.

De acordo com o G1, foram mobilizados 1,1 mil policias civis na realização da ação policial. A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do ministério afirmou que a operação é uma das maiores ações mundiais contra a pedofilia.

Os alvos da operação foram encontrados depois de seis meses de intensiva investigação, realizada através de uma parceria entre a Senasp, agências de inteligência das secretarias estaduais de segurança pública e polícias civis, a embaixada dos Estados Unidos e Alfândega em Brasília (US Immigration and Customs Enforcement-ICE).

A investigação incluiu o mapeamento de ações criminosas na internet. A Senasp afirma que a plataforma colabora com a prática do crime, onde a complexidade do ambiente e falta de fronteiras no espaço virtual criam um terreno fértil à atuação dos criminosos.

Foram presos em flagrante 23 suspeitos São Paulo. Eles foram levados à sede do Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP). Os computadores dos acusados foram apreendidos.

Em Minas Gerais, a Polícia Federal foi decretada a prisão de 14 envolvidos, onde três pessoas foram presas em Belo Horizonte. Já no Distrito Federal, ocorreram cinco prisões. No Rio Grande do Sul, oito homens foram presos em flagrante. Além da apreensão de celulares e computadores e armas, em Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre.

Mais conteúdo sobre:

Polícia Federal

Facebook
Veja também