PF deflagra operação contra crimes no sistema previdenciário do Piauí
Segundo a polícia, o crime só era possível devido à participação de um servidor do INSS que atua na concessão de benefícios.
A Polícia Federal apura crimes contra o sistema previdenciário nacional ocorridos nos estados do Piauí e do Maranhão. A operação URBSLUZIA acontece de forma simultânea nos municípios de Luzilândia/PI, Mata Roma/MA e Tutóia/MA, na manhã desta segunda-feira (21).
Segundo informações da PF, estão sendo cumpridos 8 mandados de busca e outras medidas restritivas, expedidas pelo Juízo da 1° Vara Federal em São Luís. As buscas acontecem na sede da Previdência Social onde se processavam os benefícios. Durante as buscas, a polícia apreendeu documentos que comprovam as fraudes, bem como uma arma e munições, duas motos, um carimbo de cartório e dinheiro
A polícia informou ainda que será instalado monitoramento eletrônico, através de tornozeleira rastreável, em 7 dos investigados pela operação. Entre os suspeitos está um servidor público do INSS que atua na concessão do benefício.
De acordo com a investigação, a fraude era feita através da inserção de dados fictícios em processos montados a partir de falsos beneficiários integrados por familiares do técnico do seguro social. Um policial militar também participava do esquema, promovendo a segurança no momento dos saques do dinheiro, que eram feitas retiradas de valores altos em bancos.
A investigação aponta ainda que o grupo atua na concessão de diversos benefícios, tais como pensão por morte e auxílios-maternidade, causando um prejuízo de R$ 1,8 milhões aos cofres públicos já pagos indevidamente. Se calculados os pagamentos indevidos que serão evitados com a suspensão dos benefícios fraudulentos, esse valor sobe para R$ 4,2 milhões.
Aproximadamente 40 policiais federais de Parnaíba, Teresina e do GPI/SR/PF/MA executam 8 mandados de busca e outras medidas restritivas de direitos expedidas pelo Juízo da 1ª Vara Federal em São Luís/MA.
O nome da Operação, "Urbsluzia" faz alusão ao município onde eram cooptados os pretensos beneficiários em nome dos quais eram implementados os benefícios fraudulentos.
Polícia Federal
Homem é morto a tiros dentro de residência na zona rural de Nazária
De acordo com informações preliminares, a esposa e os filhos da vítima estavam no local e presenciaram toda a ação criminosa, que aconteceu na madrugada desta segunda-feira (25).Dupla é presa com quase 30 kg de drogas escondida em caminhão em Teresina
Segundo informação Polícia Rodoviária Federal (PRF), a equipe durante fiscalização de rotina deu ordem de parada ao veículo.Força Integrada deflagra operação contra tráfico de drogas em Parnaíba
Segundo informações da Polícia Federal, o objetivo da ação é desarticular organização criminosa.Homem morre em acidente de motocicleta na PI 477 em Pedro II
Segundo informações preliminares, a vítima colidiu contra o meio-fio e caiu em um barranco na madrugada deste domingo (24).Suspeito de tentativa de homicídio no Piauí é preso durante operação em São Paulo
Segundo a Polícia Civil, a Operação Lembrados visa a identificação e o cumprimento de mandados de prisão pendentes, principalmente aqueles de crimes violentos.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir