Policiais serão qualificados para casos de Intolerância Religiosa no Piauí
O secretário de Segurança, coronel Rubens Pereira, esteve na reunião de apresentação do inquérito policial aos representantes dos povos de terreiro.
Na manhã desta terça-feira (18), a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), apresentou o andamento dos inquéritos policiais envolvendo praticantes das religiões de Matriz afro no Piauí aos representantes dos povos de terreiro.
O secretário de Segurança, coronel Rubens Pereira, que estava na reunião informou que pelo menos 26 assassinatos envolvendo os adeptos da religião foram registrados no período de 2009 a 2022.

Ainda segundo os dados, nesse mesmo período, os terreiros e praticantes da religião foram alvos de cerca de 70 crimes como vandalismo, depredação e agressão.
De acordo com o secretário, um acordo com firmado com os representantes da religião para que os policias que atuam no estado sejam capacitados e estejam aptos para melhor atender as ocorrências referentes Intolerância Religiosa.
Além disso, a SSP-PI deve realizar uma análise para entender a dinâmica dos crimes e dessa forma auxiliar na capacitação dos agentes policiais.
Outra ação anunciada pelo órgão é o estudo sobre a percepção que os agentes civis possuem com relação aos crimes de intolerância. A SSP-PI também deve mapear e gerar uma base de dados dos casos.
A reunião contou com a participação do delegado geral Luccy Keiko, o corregedor da Polícia Civil, Jetan Pinheiro, delegado João Marcelo, do Núcleo de Estatísticas, Pai Rondinele d,Oxum (ANPMA-BRASIL), mãe Eufrazina de Iansã (RENAFRO), superintendente de Direitos Humanos/SUDH, SASC, Janaína Mapurunga, Gerente de Promoção da Igualdade Racial/SUDH/SASC, Assunção Aguiar, Núbia Lopes, superintendência de relação social SUPRES da SEGOV e Valciãn Calixto (Umbanda USB).
Secretaria Estadual de Segurança Pública - SSP
Rubens Pereira
Polícia Militar deflagra Operação Semana Santa Segura 2025 no Piauí
O objetivo da operação é reforçar a segurança durante este feriado nacional, em que o fluxo de pessoas aumenta devido ao turismo religioso.Suspeito de homicídio e tráfico de drogas é preso em Parnaíba
Conforme informações da Polícia Civil, a captura do suspeito foi realizada por meio da 1ª Divisão de Tráfico com apoio da Força Tática do 2º Batalhão da Polícia Militar (PM).Motociclista morre após colisão com carro na BR-135 em Eliseu Martins
O acidente fatal ocorreu na tarde dessa terça-feira (15), no km 210 da rodovia; o motorista do carro não sofreu ferimentos.Polícia Federal indicia vereadora Tatiana Medeiros por lavagem de dinheiro
O delegado Daniel Alves presidiu o inquérito policial e encaminhou no dia 11 de abril ao Poder Judiciário.Polícia Civil prende homem por descumprir medida protetiva em Campo Maior
Durante operação foram encontrados entorpecentes, dinheiro e simulação de arma de fogo
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir