GAECO deflagra Operação Primus e cumpre mandados no Piauí
Os mandados foram cumpridos nos municípios de Baixa Grande do Ribeiro, Ribeiro Gonçalves, Uruçuí, Floriano, Landri Sales, Teresina, Timon-MA e Campo Alegre de Lourdes-BA.
Nesta segunda-feira (11), o Ministério Público do Piauí (MPPI), através do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), deflagrou a Operação “Primus” cumprindo 41 mandados de busca e apreensão e cientificou 2 alvos da aplicação de medidas cautelares diversas da prisão, segundo Decisão do Desembargador Relator Sebastião Ribeiro Martins, da 1ª Câmara Especializada Criminal do Tribunal de Justiça do Piauí.
Conforme o MPPI, a ação contou com apoio Polícia Civil (PC-PI), a Polícia Militar (PM-PI), Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), a Controladoria-Geral da União no Piauí (CGU-PI), a Polícia Rodoviária Federal (PRF-PI) e o GAECO do Ministério Público da Bahia.
Ainda segundo o MPPI, os mandados foram cumpridos nos municípios de Baixa Grande do Ribeiro, Ribeiro Gonçalves, Uruçuí, Floriano, Landri Sales, Teresina, Timon-MA e Campo Alegre de Lourdes-BA.
De acordo com o órgão ministerial, a operação tem o objetivo de investigar a prática dos crimes de desvios de recursos público, organização criminosa, lavagem de dinheiro, fraude à licitação, peculato, corrupção ativa e corrupção passiva, cometidos através de contratos firmados entre empresas de fachada e o município de Baixa Grande do Ribeiro.
Ainda segundo o MPPI, a investigação tem como alvo políticos e seus familiares, servidores públicos, empresas com atuação no município e seus sócios-proprietários.
Com base na investigação, foi apontada que há um conluio entre políticos, empresários e servidores públicos visando o desvio de recursos públicos do município de Baixa Grande do Ribeiro. A ação funcionava da seguinte forma: (a) direcionamento de licitações às empresas de fachada utilizadas pela organização criminosa, seguido de suas contratações com sobrepreço pelo gestor municipal; (b) a inexecução e/ou sobreposição de obras; (c) repasse do recurso público das contas bancárias das empresas de fachada diretamente para as contas bancárias dos empresários, políticos e seus familiares, bem como de empresas ligadas a eles.
Ao Tribunal de Justiça do Piauí, o GAECO requereu medidas assecuratórias de bens em nome dos investigados que resultou no bloqueio de bens no valor de R$ 1.869.867,00 (um milhão, oitocentos e sessenta e nove mil, oitocentos e sessenta e sete reais), montante este já contabilizado como desviado pela organização criminosa.
Um efetivo de 108 integrantes atuou na Operação “Primus”, com a contribuição direta dos Promotores de Justiça dos Estados do Piauí e da Bahia, Delegados e Agentes da Polícia Civil, equipes da Polícia Militar e da Polícia Rodoviária Federal, servidores do Ministério Público Estadual, auditores do TCE e da CGU.
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI
Menina de 4 anos que foi envenenada em Parnaíba morre no HUT
A criança veio a óbito na noite dessa terça-feira (21), ela é a quinta vítima da mesma família que foi envenenada com inseticida “terbufós”.Homem suspeito de "dar grau" e debochar da polícia é preso em Teresina
O cumprimento do mandado de prisão foi na manhã desta quarta-feira (22), no bairro Vale Quem TemPiauí tem quatro projetos classificados na 1ª etapa do Hackathon de Segurança
Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), os dados foram divulgados nessa segunda-feira (20) pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.Idoso suspeito de estupro no Distrito Federal é preso durante operação em Teresina
A operação foi realizada nesta terça-feira (21) pela Diretoria de Operações Policiais - DEOP, junto ao Departamento Estadual de Narcóticos (Denarc).Policial militar é baleado durante tentativa de assalto na Taboca do Pau Ferrado
O caso aconteceu na tarde desta terça-feira (21), quando os criminosos invadiram uma residência, na zona rural de Teresina.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir