Viagora

Vamos reestruturar a Polícia Civil, diz secretário Chico Lucas

Chico Lucas também destacou que o combate aos casos de feminicídio ainda será pautado pela secretaria de segurança.

O secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, destacou que pretende criar um Departamento de Grupos Vulneráveis, que inclui as mulheres vítimas de violência, com o objetivo de promover um atendimento especializado. O gestor da pasta também destacou as medidas estratégias para redução de crimes no município de Piripiri.

Chico Lucas destacou que o combate aos casos de feminicídio no Estado ainda será pautado pela secretaria de segurança, contudo uma das ações que incluirão as mulheres vítimas se enquadra neste Departamento de Grupos Vulneráveis. A meta é acolher idosos, crianças, mulheres, e a iniciativa faz parte da proposta de reestruturação da Polícia Civil.

Foto: Matheus Santos/ViagoraSecretário de Justiça Chico Lucas
Secretário de Justiça Chico Lucas

“A questão do combate à feminicídio ainda não foi abordada. Nós vamos criar dentro dessa ideia de reestruturar a Polícia Civil novas estruturas. Você tinha a delegacia geral, a corregedoria e a ACADEPOL. Então as novas estruturas serão no sentido de aqui a polícia científica continua vinculada a Polícia Civil, continua subordinado ao delegado geral, mas o perito geral do estado que é o doutor Nunes vai ter mais autonomia para adquirir novos equipamentos e nós vamos criar também um Departamento de Grupos Vulneráveis que inclui a mulher.  Porque esse grupo das vítimas mais vulneráveis que envolve a garantia de direitos é um atendimento especializado. Então será criança, idoso, mulher”, explica.

Ações de assistência e acolhimento a este grupo também será destaque da pasta, Chico Lucas explica que essas medidas são necessárias junto a prevenção e repressão ao crime.

“Além da prevenção e da repressão ao crime, nós temos também que trabalhar com assistência social, com psicólogos, para acolher as vítimas que geralmente são as pessoas mais vulneráveis. Então a gente vai criar um departamento de polícia para grupos vulneráveis. Isso é a meta e aí trabalhar também com a sociedade”, afirma.

A prática machista que é uma problemática estrutural e o ponto que dá inicio a cultura de violência contra a mulher foi abordada pelo secretário de segurança. O gestor pontua que estas questões também devem ter atenção de outras áreas como a educação.

“Esse problema de feminicídio não é só um problema de polícia, é um problema de estrutural. Então todo homem, toda mulher tem que ter consciência que suas atitudes são ou não machistas, né? Pois em alguma medida todos somos machistas, até os homens e as mulheres. Então a gente tem que repensar a sociedade e isso envolve educação, saúde, são vários temas, é um tema transversal, mas nós vamos fazer a nossa parte”, explana.

Medidas de combate ao crime em Piripiri

O secretário Chico Lucas também declarou que a segurança do Estado tem empenhado esforços concentrados em Piripiri visando reduzir a criminalidade no município. De acordo com o gestor, nesta terça-feira (16) a pasta deverá se reunir com o Ministério Público e Judiciário para debater estas medidas estratégicas.

"Em Piripiri nós criamos o esforço concentrado, já mandamos uma equipe de mais de sessenta homens tanto de policiais militares como de policiais civis. E se você pegar os números dos últimos dias nós tivemos uma redução significativa, já foram presas acho que mais de dez pessoas ligadas a grupos de facções criminosos. Nós estamos indo manhã para lá para fazer uma reunião com o judiciário e o Ministério Público, mas o esforço concentrado feito pela polícia militar, polícia civil coordenado pelo superintendente de operação integrada que é o Matheus Zanatta tem mostrado um resultado tanto é que as últimas semanas nós não tivemos nenhuma morte violenta lá em Piripiri", aponta.

Facebook
Veja também