Viagora

Polícia Civil prende 17 acusados de roubar aeronave em Teresina

De acordo com a SSP-PI, até o momento foram cumpridos 17 mandados de prisões e 31 de busca e apreensão. Os mandados foram cumpridos no Piauí, Pernambuco, Maranhão, e Mato Grosso.

Nesta quinta-feira (16), a Secretaria de Estado de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), através da Polícia Civil deflagrou a “Operação Cessna”, com o objetivo de prender as pessoas envolvidas no roubo da Aeronave CESSNA 206 (PT-DQF), que pertence ao médico e empresário Jacinto Barbosa Lay Chaves. Ao todo, a polícia prevê o cumprimento de 22 mandados de prisão.

De acordo com a SSP-PI, até o momento foram cumpridos 17 mandados de prisões e 31 de busca e apreensão. Os mandados foram cumpridos no Piauí, Pernambuco, Maranhão, e Mato Grosso.

Foto: Divulgação/ SSP-PIOperação Cessna
Operação Cessna

Ainda de acordo com a secretaria, em Teresina foram efetuados 8 mandados de prisão temporária e 15 mandados de busca e apreensão. Os suspeitos foram presos pela execução do crime mediante a uso de arma de fogo e restrição de liberdade.

Já no Maranhão, forma cumpridos 7 mandados de prisão e 12 de busca e apreensão nas cidades de São Luís, Paço do Lumiar, Lago da Pedra, Lago do Junco, Lago dos Rodrigues e Araguanã. Na investigação consta que os suspeitos podem ter participado do crime adquirindo as armas, gerenciamento financeiro e logístico, adulteração da aeronave e aquisição de combustível. A SSP-PI também informa que os investigados presos temporariamente em São Luís possuem vínculo com o Aeroporto Coronel Alexandre Raposo (Aeroporto de Paço do Lumiar/MA).]

Foto: Divulgação/ SSP-PIOperação Cessna
Operação Cessna

Segundo a Secretaria de Segurança do Piauí, no estado de Pernambuco foi presa temporariamente uma pessoa e cumpridos um mandado de busca e apreensão. No relatório da Polícia Civil consta que as investigações apontam que o suspeito alugou o veículo utilizado na ação criminosa.

Ainda segundo a SSP-PI, no Mato Grosso foram cumpridos três mandados de busca e apreensão e uma prisão temporária. A polícia informa que o investigado seria o responsável pela logística de abastecimento do avião, que seria realizada em uma pista clandestina na Zona Rural do município de Juara.

Conforme informações da SSP-PI, as investigações conduzidas pela Polícia Civil apontam que o avião roubado seria levado para a Bolívia.

Sobre o caso

O roubo da aeronave monomotor de modelo Cessna 206, do empresário Jacinto Barbosa Lay Chaves ocorreu no dia 14 de janeiro de 2023. Cinco pessoas invadiram o Clube de Ultraleve do Piauí (CULP), localizado na zona leste de Teresina.

Os suspeitos estavam armados e renderam duas pessoas no local, uma delas o porteiro. O avião foi localizado na cidade de Juara, no Mato Grosso, após um pouso forçado por causa do combustível.

Facebook
Veja também