Viagora

Explosão mata 18 mil vacas em fazenda nos Estados Unidos

De acordo com o xerife do condado de Castro, Sal Rivera, a explosão pode ter sido causada por conta dos arrotos e dos puns das vacas.

Na noite da última segunda-feira (10), cerca de 18 mil cabeças de gado morreram, e uma funcionária de uma fazenda ficou ferida, após uma grande explosão seguida de incêndio, na localidade de South Fork Dairy, no estado do Texas, nos Estados Unidos da América.

De acordo com Sid Miller, o Comissário para a Agricultura do Texas, as causas do acidente ainda são desconhecidas, e classificou o incidente como um “acontecimento horrível”, pois segundo ele, esse foi o incêndio mais mortal em um celeiro, na história do Texas. Além disso, Sid Miller informou que a limpeza e a investigação devem levar algum tempo.

Foto: Divulgação/ TwitterExplosão mata cerca de 18 mil vacas no Texas
Explosão mata cerca de 18 mil vacas no Texas

Já o xerife do condado de Castro, Sal Rivera, explicou que a explosão pode ter iniciado após um superaquecimento de um sistema para remover esterco que causou à ignição do gás metano presente no local. Apesar dessa hipótese, o xerife destaca que o caso ainda está sob investigação.

O gás metano, é um dos principais causadores do efeito estufa, e é liberado no arroto e “pum” dos bovinos, por conta do processo de digestão desses animais. Isso significa que, caso a hipótese do xerife, Sal Rivera, estiver correta, a explosão foi causada pelos arrotos e puns das vacas do local.

Por conta do terrível acidente, uma das mais antigas instituições de combate ao sofrimento animal, o Animal Welfare Institute, instou o Texas a impor regulamentos federais de proteção nos criadouros. A funcionária ficou gravemente ferida após ficar presa dentro da instalação em chamas. Ela foi resgatada pelos policiais e bombeiros e encaminhada a um hospital da cidade de Lubbock. Segundo as autoridades, nenhum proprietário da fazenda foi localizado.

Com informações do G1.

Mais conteúdo sobre:

Acidente

Facebook
Veja também