A segurança do Piauí é prioridade do governo, diz Chico Lucas
O secretário disse que o Governo do Estado tem ciência da criminalidade e que vai responder a altura para reprimi-la.
Durante a solenidade de entrega do Espadim Tiradentes aos alunos em formação da Polícia Militar do Piauí, nessa sexta-feira (21), no Comando-Geral em Teresina, o secretário de segurança do Piauí, Chico Lucas, falou sobre a atuação das facções no estado e quais as ações desenvolvidas para combatê-las.
O secretário informou que o Governo do Estado tem ciência da criminalidade e que vai responder a altura para reprimir ações das organizações criminosas no Piauí.“A gente tem que sempre ter em conta, que o estado, ele é organizado, e vai dar as respostas necessárias. A criminalidade ainda é um problema, a gente tem consciência, a gente fala isso abertamente de modo muito transparente, o governador tem focado muito. Mas os números estão evoluindo e a gente quer que isso evolua cada vez mais, com integração, com organização e com o diálogo perene com a sociedade piauiense”, afirma.
Sobre as ações que as autoridades estão desenvolvendo para barrar as facções no estado, Chico Lucas fala que não existe plano mágico, uma vez que essa repressão acontece por etapas.
“O plano é aumentar o policiamento, aumentar o número de policiais, mas para aumentar o número de policiais demora. Aqui é uma etapa, um oficial demora dois anos para ser formado, um policial nove meses, então nós vamos terminar o primeiro ciclo em junho, depois nós vamos chamar mais (policiais). Então, tudo que está ao nosso alcance está sendo feito na velocidade exigida, porque também não podemos botar um policial na rua portando arma sem um treinamento adequado”, disse.
O secretário afirma que as operações de combate as facções, como a realizada pelo Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Draco), nessa semana no bairro Mocambinho, serão uma constante. “O Draco já mostrou a que veio e nós temos o mapeamento de todas as organizações, de todos os territórios, e aquilo que foi feito na Zona Norte, vai ser feito em toda Teresina e nas cidades onde nós tivemos esse problema de organizações criminosas”, disse.
Além disso, o secretário ressalta que a segurança do estado é uma prioridade do governo de Rafael Fonteles e afirma que vão trabalhar para conter a criminalidade no estado. “Não vamos permitir que organizações criminosas queiram dominar territórios, isso não vai acontecer no Piauí, e é isso que a gente tá tentando evitar, segurança é prioridade no governo”, garante.
Segurança nas escolas
Chico Lucas também comentou brevemente sobre a repressão aos ataques nas escolas do Piauí, mas diz que isso fica a cargo da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), embora a SSP-PI vá realizar o monitoramento das ameaças de violências nas unidades de ensino. “O que a gente pode fazer é na prevenção com a Inteligência, monitorando todas as ameaças, sem levar nenhuma na brincadeira, sempre com muita seriedade. A Polícia Civil e a PM com a Companhia Independente de Policiamento escolar, fez rondas em todas as escolas do Piauí, públicas e privadas”, afirma.
Por Kalita Leão
Acidente entre carro e motocicleta deixa homem morto em Teresina
Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, o acidente aconteceu na manhã deste domingo (22).Homem é executado com tiro na cabeça na zona Leste de Teresina
Segundo informações da Polícia Militar, o crime aconteceu na manhã deste domingo (22), no Parque Mão Santa.Homem é assassinado com vários tiros em Luís Correia
Segundo informações da Polícia Militar, o corpo foi encontrado na tarde desse sábado (21).Força Integrada de Segurança divulga balanço de ações em 2024 no Piauí
De acordo com a secretaria, a FEISP intensificou suas ações em diversas regiões.FICCO prende seis foragidos da justiça em Teresina e Altos
De acordo com a FICCO, um dos capturados é acusado, junto com o filho que atualmente está preso, de assassinar um homem, em 2023.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir