Viagora

Chico Lucas anuncia concurso do Corpo de Bombeiros com 400 vagas

De acordo com a Secretaria de Segurança do Piauí (SSP-PI), o concurso foi lançado durante solenidade, onde foram anunciadas medidas e investimentos do plano de estruturação.

Nesta quarta-feira (05), o Secretário Estadual de Segurança Pública, Chico Lucas, lançou o edital do concurso do Corpo de Bombeiros, com 400 vagas disponíveis, sendo 200 vagas imediatas e o restante para o cadastro reserva.

De acordo com a Secretaria de Segurança do Piauí (SSP-PI), o concurso foi lançado durante solenidade, onde foram anunciadas medidas e investimentos do plano de estruturação da secretaria de segurança pública. O secretario Chico Lucas informou que a expectativa é que os selecionados sejam convocados já no dia 19 de outubro.

Foto: Divulgação/ SSP-PIChico Lucas anuncia concurso do Corpo de Bombeiros com 400 vagas
Chico Lucas anuncia concurso do Corpo de Bombeiros com 400 vagas

“Essa é a maior seleção e o maior concurso da história do Corpo de Bombeiros. Vamos dobrar o número do contingente da corporação e esperamos que no dia 19 de outubro, Dia do Piauí, nós já estejamos convocando os aprovados para o curso de formação”, disse.

Ainda segundo a SSP-PI, a banca examinadora do concurso, vai abrir as inscrições no dia 14 de abril, e seguem até o dia 04 de maio. O segundo o reitor da Universidade Estadual do Piauí, Evandro Alberto, a Nucepe (Núcleo de Concursos e Promoções de Eventos), informou que o edital será publicado no site logo, e o certame terá encerramento no dia 18 de outubro, antes do dia do Piauí.

“Hoje estamos lançando o edital, logo será publicado no site, mas já antecipamos que as inscrições iniciam no próximo dia 14 e o nosso planejamento é que o certame seja finalizado no dia 18 de outubro”, informou o reitor.

Outra medida falada pelo secretário de segurança é a entrega de equipamentos para melhorar o atendimento dos bombeiros a população. “Hoje estamos iniciando a primeira etapa de uma série de medidas e investimentos que faremos na corporação. Estão sendo entregues desencarceradores, máscaras respiradoras, motos aquáticas e autorização para contratação das seis viaturas utilizadas para o combate a incêndio e salvamento de diversos tipos. Esses ABTS (Auto Bomba Tanque e Socorro) serão encaminhadas para os municípios que receberão novas sedes dos Bombeiros”, disse.

Na ocasião, também foi anunciada a autorização para um comitê de reformulação de investimentos. Chico Lucas, explicou que a proposta será apresentada na Assemblei legislativa do Piauí. “Apresentaremos para Assembleia Legislativa do Piauí a criação de comitê para que todas as decisões referentes a restruturação e investimentos do fundo sejam tomadas de forma colegiada”, disse.

No evento, foi anunciada aa aplicação da ei que regula o sistema de ensino de militares, que será estendida aos Corpo de Bombeiros. Na lei é garantido que futuro praças não precisarão realizar os cursos de Cabo e Terceiro Sargento.

Veja o edital

Facebook
Veja também