Viagora

Operação Cerrado Vivo contra desmatamento é iniciada no Sul do Piauí

O trabalho é realizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), com apoio da Polícia Militar e Civil, além da Delegacia de Meio Ambiente.

Acontece até a próxima sexta-feira (19), a Operação Cerrado Vivo, uma ação de combate o desmatamento no extremo Sul do Piauí. O trabalho é realizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), com apoio da Polícia Militar e Civil, além da Delegacia de Meio Ambiente.

A operação já fiscalizou os municípios de Uruçuí, Curimatá e Morro Cabeça do Tempo. As autoridades fazem as inspeções nos locais depois de receber denúncias, analisar imagens de satélites e atender pedidos enviados para a Semarh. Segundo a Secretaria, a região da Serra Vermelha é onde ocorre maior desmatamento.

Foto: Reprodução/ Governo do EstadoEquipe de fiscalização
Equipe atuando na fiscalização

Conforme a Semarh, além de evitar a derrubada de madeira ilegal em áreas de reserva, a ação também visa coibir que o material seja armazenado e vendido. De acordo com o diretor de Fiscalização da Secretaria, Major Marinho, as violações são frequentes na área de cerrado no Sul do estado.

“No decorrer de maio, a Semarh recebeu muitas denúncias de desmatamento ilegal no extremo sul do estado, onde esse tipo de infração ainda é recorrente, principalmente no cerrado”, disse.

Ainda segundo a secretaria, a equipe de apoio nas vistorias é integrada por quatro auditores fiscais ambientais, quatro policiais civis, dois delegados de Polícia Civil, três policiais militares e um penal. Foram entregues ao grupo quatro viaturas para atuação.

Facebook
Veja também