Viagora

Polícia prende 17 pessoas em operação contra venda de CNH no Piauí

Segundo o superintendente de Operações Integradas, delegado Matheus Zanatta, a grande maioria dos presos eram instrutores de autoescolas, que articulavam o esquema e recebiam o dinheiro.

A Operação "Cribelo", que teve como alvo servidores públicos do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN-PI) e funcionários de autoescolas, prendeu 17 pessoas envolvidas na venda de Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A ação visou o combate a práticas de corrupção nas cidades de Teresina e José de Freitas.

Segundo o Superintendente de Operações Integradas, Matheus Zanatta, foram presas 17 pessoas, sendo a maioria instrutores de autoescolas.

“Hoje foram presas 17 pessoas, todas elas foram cumpridas em uma determinada prisão temporária. A grande parte é de instrutoras de autoescolas. Temos também examinadores e despachantes. Foram aprendidos quase 22 veículos, além de dinheiro que nós estamos fazendo ainda a contabilidade”, informou o superintendente.

Foto: Divulgação/ SSP-PICumprimento de mandado de prisão durante Operação Cribelo no Piauí
Cumprimento de mandado de prisão durante Operação Cribelo no Piauí

O delegado Roni Silveira, que atuou na operação, afirmou que um bar próximo ao DETRAN era palco de reuniões para combinar quem pagaria ou recebia, entre eles instrutores, examinadores e alguns candidatos a CHN.

“Um bar próximo ao DETRAN se transformava ali no cenário das reuniões. Então, comumente se reuniam ali instrutores de autoescola, examinadores do DETRAN e eventualmente alguns candidatos à CNH se reuniam ali justamente para poder orquestrar, combinar quem quer pagar, quem quer receber, quem quer se submeter ao plano”, ressaltou.

Conforme Roni Silveira, durante a investigação, foi descoberta a transmissão de um vídeo entre dois instrutores da mesma autoescola orientando um candidato que teria comprado os serviços.

“Em numa análise telemática a gente descobriu a transmissão de um vídeo entre dois instrutores da mesma autoescola em que um ambos preso hoje em que um orienta a fazer a marcação na mão esquerda na altura do polegar e indica como deveria ser essa a diagramação dessa marcação vamos chamar assim para que ali justamente na mão esquerda que é a mão que fica no volante virado para esse iluminador o examinador já percebeu. Então usava essa estratégia do sinal na mão. A gente tem inclusive registros de imagem de um dos candidatos aguardando para ser submetido à prova prática e esse candidato admitiu e contou para a gente como que funcionou tudo”, ressaltou.

A diretora-geral do Detran-Piauí, Luana Barradas, destacou que os servidores envolvidos serão afastados administrativamente. “O poder policial de investigação nós encaminhamos para a Secretaria de Segurança Pública, agora vamos esperar as definições do Judiciário e das autoridades policiais. Mas nós já vamos fazer o afastamento administrativo de todos os envolvidos”, destaca.

Facebook
Veja também