PF deflagra operação contra fraude em transferência de domicílio eleitoral no Piauí
Segundo a polícia, a ação foi realizada na manhã desta quarta-feira (04), referente as eleições municipais de 2024.
Na manhã desta quarta-feira (04), a Polícia Federal do Piauí deflagrou a Operação Sinais, com o objetivo de combater crimes de fraude em transferência de domicílio eleitoral, praticados nas eleições municipais de 2024.
De acordo com a PF, na ação foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão nos municípios de Bocaina e Picos. As ordens judiciais foram expedidas pelo IV Juízo das Garantias, em Picos.
Segundo a polícia, a investigação apurou que um terceirizado do Cartório da 28ª Zona Eleitoral, em associação criminosa com pessoas ligadas a partido político, advogado e candidato a vereador, teria operacionalizado a transferência indevida de domicílio eleitoral de 73 eleitores para Bocaina, cidade piauiense com cerca de seis mil eleitores aptos a votar no pleito deste ano.
Conforme a polícia, os requerimentos de transferência de domicílio eleitoral (RAE), solicitados via internet ou de forma presencial, foram processados e deferidos. Todavia, após análise, constatou-se que não foram anexados documentos pessoais ou comprobatórios de vínculo entre o respectivo município e os eleitores, bem como não havia fotografias e assinaturas dos requerentes.
Ao longo da apuração policial, constatou-se que, além de Bocaina, a fraude ocorreu nos outros quatro municípios que compõem a 28ª Zona Eleitoral, totalizando cerca de 450 requerimentos fraudulentos. Todos os pedidos foram cancelados judicialmente e o atendente responsável, demitido.
De acordo com a PF, os investigados, inclusive os eleitores, poderão ser responsabilizados pelo cometimento dos crimes de alistamento fraudulento, falsidade ideológica para fins eleitorais, inserção de dados falsos em sistema de informação e associação criminosa.
Polícia Federal
Homem é executado a tiros dentro de oficina de motos em Parnaíba
O fato ocorreu na na comunidade Fazendinha na tarde desta quarta-feira (4).Homem é preso com 220 pedras de crack na Vila Mandacarú em Teresina
De acordo com a Polícia Militar, o suspeito também possuía 57 invólucros de cocaína e 46 invólucros de maconha.Colégio CPI diz que está acompanhando investigação após estudante ser baleado
A direção do colégio afirmou que está prestando assistência necessária para a família do jovem ferido e manifestou consternação quanto ao caso.Pai de aluna que atirou contra namorado no CPI diz que filha está arrependida
De acordo com o policial, o relacionamento entre os estudantes era recente e tinha menos de seis meses. A arma ficava guardada em um armário trancado, mas a jovem conseguiu o acesso.Aluna do CPI teria atirado em namorado por desavenças no relacionamento, diz polícia
Segundo a polícia, a arma utilizada era de calibre 9 milímetros e, além disso, uma peixeira também foi encontrada na mochila da adolescente.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir