PMPI comemora 52 anos do Centro de Formação e Aperfeiçoamento Profissional
A solenidade alusiva a data no pátio do CEFAP aconteceu na manhã desta quinta-feira (15).
Na manhã desta quinta-feira (15) a Polícia Militar do Piauí em comemoração aos 52 anos de existência do Centro de Formação e Aperfeiçoamento Profissional (CEFAP), realizou uma solenidade alusiva a data no pátio do CEFAP.
Segundo o diretor do Centro, Coronel Sá Junior, o CEFAP é responsável por formar soldados, aperfeiçoar sargentos, capacitar subtenentes, especializar capitães, e agora também capacitar oficiais de alta patente com o que há de mais moderno nas malhas curriculares do Brasil.
“Historiadores falam que aqui era uma grande fazenda. E que esse local era um espaço em que as pessoas estudavam e, lá no passado, foi doado para a polícia militar. E de lá para cá, ele já mudou de nomenclatura algumas vezes, tais como; de Centro de Ensino, a CEFAP, CEP e agora voltou a ser CEFAP com a letra E, que é Centro de Educação. É neste espaço que a gente forma do soldado, aperfeiçoa o sargento, habilita o subtenente, especializa o capitão e nós vamos agora, já esse ano, fazer o primeiro curso a nível de superior de polícia para tenente-coronéis e coronéis. É toda uma evolução histórica do próprio CEFAP que tem tudo a ver com a própria polícia militar, de se trabalhar o seu capital humano, na valorização do homem e da mulher que faz parte da polícia militar hoje, capacitando, digamos assim, com o que se tem de mais atual nas malhas curriculares do Brasil”, destacou.
De acordo com Major Lisboa dos Santos, instrutor da disciplina de “Ordem Unida no CEFAP”, o centro é um importante polo de ensino educacional militar, que forma oficiais, praças da corporação.
“Nós temos um conjunto de disciplinas que, somadas, vão facilitar ou vão facultar ao instruído, preparos e técnicas para que ele possa utilizar no dia a dia, no serviço prestado para a sociedade”, pontuou.
Além disso, o Centro de Formação atualmente conta com 3 principais cursos: o Curso de Formação de Soldados (CFSD), Curso de Habilitação de Oficiais (CHO) e Curso de Formação de Oficiais (CFO), além do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS) e o Curso de Especialização e Gestão em Segurança Pública (CEGSP).
Piauí tem quatro projetos classificados na 1ª etapa do Hackathon de Segurança
Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), os dados foram divulgados nessa segunda-feira (20) pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.Idoso suspeito de estupro no Distrito Federal é preso durante operação em Teresina
A operação foi realizada nesta terça-feira (21) pela Diretoria de Operações Policiais - DEOP, junto ao Departamento Estadual de Narcóticos (Denarc).Policial militar é baleado durante tentativa de assalto na Taboca do Pau Ferrado
O caso aconteceu na tarde desta terça-feira (21), quando os criminosos invadiram uma residência, na zona rural de Teresina.Operação da Polícia Civil prende suspeito de tentar estuprar idosa em Altos
O delegado-titular de Altos, André Moreno, explicou que o jovem é suspeito de praticar vários crimes há meses na cidade, principalmente na região do bairro Barroquinha.Polícia prende mulher suspeita de roubo na zona rural de Teresina
Segundo informações da polícia, a mulher foi presa por suposto envolvimento no roubo de uma motocicleta e objetos em 2023.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir