Governo decreta calamidade pública em Picos após chuvas intensas
O decreto, com vigência de 90 dias, foi publicado nessa quinta-feira (16) na edição suplementar do Diário Oficial do Estado.
O governador em exercício, Themístocles Filho, decretou estado de calamidade pública provocado por desastre natural no município de Picos, devido às chuvas torrenciais que impactaram a região nos últimos dias, afetando 27.068 picoenses. O decreto, com vigência de 90 dias, foi publicado nessa quinta-feira (16) na edição suplementar do Diário Oficial do Estado.
De acordo com o governo, as chuvas iniciaram em 29 de dezembro de 2024, com precipitação pluviométrica de 160 mm, e se agravaram substancialmente na madrugada dessa terça-feira (14), quando foi registrada nova precipitação de 100 mm. Os especialistas caracterizam a situação como um “evento climático extremo”.

Consta no decreto que os fatores climáticos aliados ao alto volume e intensidade das precipitações sobre a cidade e a bacia hidrográfica do Rio Guaribas desencadearam vários desastres naturais de grande intensidade.
Conforme o governo, os fortes temporais deixaram rastros de destruição provocando 1 morte por afogamento, 02 mortes por choque elétrico em rede de distribuição, além disso, cerca de 600 famílias perderam tudo que conquistaram da noite para o dia, algumas dessas pessoas estão alojadas em abrigos e outros na casa de familiares.
No total, 27.068 picoenses foram afetados e necessitam com urgência de assistência humanitária. Além da questão social, a situação também tem gerado destruição de infraestruturas essenciais para a cidade, como vias públicas, pontes, sistemas de drenagem, edificações públicas e privadas.
O governador em exercício destacou no decreto que a Secretaria de Estado da Defesa Civil emitiu parecer técnico atestando a necessidade de medidas emergenciais para reduzir os impactos desses desastres naturais e assegurar o atendimento imediato às vítimas.
Vale ressaltar que o prefeito de Picos, Pablo Santos, já havia decretado estado de calamidade pública no município em 14 de janeiro deste ano.
Com as duas medidas em vigor, segundo o Governo do Piauí, ficam acionados os órgãos e entidades da administração pública, dentro dos respectivos campos de competências e os vinculados ao Sistema de Proteção e Defesa Civil do Estado.
-
Colisão entre carros deixa mulher morta na BR-343 em Cocal de Telha
O acidente ocorreu na tarde dessa terça-feira (22), no km 236 da rodovia; a PRF aponta que a colisão ocorreu durante uma ultrapassagem indevida. -
Semana Santa: SSP aponta queda nos Crimes Violentos Letais no Piauí
Comparado a 2023, a redução chega a 66,6%, segundo dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública -
Criminoso é baleado por policial durante tentativa de assalto em Teresina
De acordo com informações preliminares, o homem teria tentado assaltar uma mulher, porém o policial à paisana estava no local e conteve a ação criminosa. -
Mulher morre em acidente de carro na BR 135 em Redenção do Gurguéia
Conforme informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a vítima dirigia um carro modelo Toyota/Etios quando colidiu contra outro veículo no último sábado (19). -
Polícia Militar do Piauí celebra Dia de Tiradentes com entrega de medalhas
A solenidade contou com homenagem a mais de 1.180 policiais e entrega de viaturas e equipamentos como parte de investimento de R$ 8,5 milhões
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir