Concurso da Alepi reforça segurança das provas com biometria digital
As provas do concurso da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) são aplicadas neste domingo (14), pela manhã e tarde.Mais de 13.800 pessoas inscritas no concurso da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realizam a prova na manhã deste domingo (14), para conquistar uma das vagas. Com o objetivo de garantir a lisura e transparência do certame, os candidatos apresentam a documentação, logo depois passam pelo detector de metais e uma vez dentro da sala é identificado através do sistema de biografia digita e facial.
As provas foram aplicadas pela manhã e também acontecem no turno da tarde das 14h às 19h. Os portões dos 23 locais de prova foram abertos às 7 horas. O concurso oferta 201 vagas, para níveis superior, médico para convocação imediata e para cadastro de reserva.
Desde a última quinta-feira (12), um sistema de GPS é instalado e monitorado por um centro de controle visando monitorar a segurança das provas, armazenadas desde a última quinta-feira (12).
A banca examinadora, Idecan, informou que às 05h as provas saíram dos cofres, logo depois fizeram a monitoração em tempo real até a chegada aos locais de aplicação. Além disso, os fiscais de prova e dois candidatos, escolhidos no momento, receberam o malote lacrado por um cabo de aço.
A Alepi enfatizou a segurança no malote, que é eletrônico com um cadeado de biometria que precisa ser aberto com a digital do coordenador do Idecan destinado para o local da prova.
Sobre o concurso Alepi
Toral de vagas - 201
54 nível superior e 13 nível médio para convocação imediata (convocação imediata)
134 vagas pra cadastro de reserva
Totral de inscritos - 13.895
Tortal de candidatos pediram suporte para inclusão e acessibilidade - 181
Total de locais de aplicação de prova - 23