TRE-PI reforça importância da validação de dados e fotos na urna eletrônica
Na ausência do e-Título ou dos dados biométricos, a validação poderá ser excepcionalmente realizada pela agremiação partidária.O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) anuncia que candidatos, candidatas, partidos políticos federações e coligações devem verificar e validar os dados e a foto que serão exibidos na urna eletrônica para as Eleições 2024.
De acordo com o artigo 35-A da Resolução TSE 23.609/2019. A recomendação é que essa validação seja feita, preferencialmente, pelos próprios candidatos e candidatas, logo após o julgamento dos respectivos pedidos de registro de candidatura. O processo deve ser realizado por meio do sistema "Bem na Foto", disponível no DivulgaCandContas.
Para a validação no sistema "Bem na Foto", é necessário que o candidato ou candidata tenha instalado o aplicativo e-Título no celular e possua seus dados biométricos registrados no Cadastro Eleitoral (como foto e impressão digital).
Na ausência do e-Título ou dos dados biométricos, a validação poderá ser excepcionalmente realizada pela agremiação partidária.
A recomendação é que essa validação seja feita, preferencialmente, pelos próprios candidatos e candidatas, logo após o julgamento dos respectivos pedidos de registro de candidatura.
O processo deve ser realizado por meio do sistema "Bem na Foto", disponível no DivulgaCandContas. Para acessar e validar as informações. Em caso de dúvidas, é possível consultar o manual do "Bem na Foto", que detalha todo o procedimento de validação.
https://divulgacandcontas.tse.jus.br/divulga/#/home