Viagora

Merlong Solano critica reitor Luís Júnior no facebook

Para o secretário das Cidades, soou como ingratidão, o fato do reitor parabenizar Hugo Napoleão e não lembrar dos investimentos de Lula no HU.

O secretário das cidades Merlong Solano publicou em sua conta no facebook, um texto criticando o atual reitor da Universidade Federal do Piauí, Luís Júnior.

Para Merlong Solano, o discurso de Luís Júnior agradecendo e elogiando a atuação do deputado federal Hugo Napoleão, e falta de agradecimentos aos governos petistas, em especial ao ex-presidente Lula, é reflexo das orientações partidárias do reitor.

Em seu texto, Merlong Solano afirmou que Luís Júnior se comporta como o único responsável pela expansão da UFPI. Solano finaliza o texto tentando diminuir o papel de Luís Júnior, afirmando que Universidade é completamente dependente do orçamento do Ministério da Educação. Por esse, motivo, não conseguiu autonomia financeira.

Em 2009, o reitor Luís Júnior foi criticado por alunos do Diretório Central dos Estudantes por conceder uma honra a Hugo Napoleão.

Confira o texto do deputado Merlong Solano na íntegra:

Ontem na inauguração do Hospital Universitário, nenhuma palavra de reconhecimento ao papel decisivo dos governos petistas, especialmente Lula, na retomada e conclusão de mais esta obra que encontramos inacabada. As autoridades universitárias preferiram festejar o dep Hugo Napoleão e a sua assinatura, em 1987, de portaria que criou a primeira comissão que cuidou do projeto do HU.

É certo que H Napoleão teve seu papel, assim como os diversos reitores, desde então. Mas a omissão do papel fundamental dos governos do PT não é inocente, reflete as opções políticas do reitor Luis Júnior, que se comporta como se a grande expansão da UFPI fosse exclusivamente fruto de seu trabalho; quando na verdade foi a decisão de Lula de voltar a investir na universidade pública, sucateada durante o governo FHC, que permitiu o enorme avanço da UFPI e demais universidades nos últimos anos. Basta verificar quanto do orçamento da UFPI é receita própria. Neste item, que um bom medidor de autonomia, não mudou nada; e a UFPI continua dependendo exclusivamente do orçamento do Ministério da Educação.

Mais conteúdo sobre:

Facebook

Facebook
Veja também