Viagora

João de Deus critica prefeitos que não receberam tratores do Govenro Federal

20 municípios piauienses deixaram de receber os veículos porque não se habilitaram, o que provoca prejuízo a população.

O deputado joão de Deus Sousa (PT) ocupou a tribuna na sessão dessa terça-feira (27) para repudiar a conduta dos prefeitos piauienses que perderam a oportunidade de habilitar o município para receber tratores retroescavadeiras e parabenizar àqueles que aderiram ao programa do Governo Federal que concedeu o benefício.

O programa, segundo ainda João de Deus, é do Ministério do Desenvolvimento Agrário e destinado aos municípios com menos de 50 mil habitantes. No Piauí 197 prefeituras estavam aptas a receber, a custo zero, a motoniveladora e a retroescavadeira, mas, infelizmente, 19 prefeitos não se habilitaram, provocando um grande prejuízo para a população que representam.

As Prefeituras que não se habilitaram foram as seguintes: Antônio Almeida, Aroeira do Itaim, Buriti dos Lopes, Caldeirão Grande, Fartura, Floresta, Guaribas, Jaicós, Luiz Correia, Massapê, Miguel Leão, Nazária, Padre Marcos, Paquetá, Patos, São Miguel do Fidalgo, Sigefredo Pacheco, Simplício Mendes, Sussuapara e Uruçuí.


Apartes

O deputado Cícero Magalhães parabenizou o discurso de João de Deus e disse que alguns prefeitos não acham que máquinas agrícolas sejam recursos, mas ele deu o exemplo de um município que precisava exatamente de um trator para ajudar no escoamento da produção, já que o acesso às roças só era possível através deste tipo de transporte, em razão das péssimas condições das estradas.

A deputada Rejane Dias (PT) também destacou o programa do Governo Federal para o setor agrícola, "que é de extrema importância para tentar aliviar a situação de lavradores que hoje convivem com a seca. Com estes tratores é possivel o preparo do terreno e para a construção de pequenas barragens e açudes". Ela lembrou ainda dos prefeitos que não haviam dado a contrapartida no programa bolsa safra, o que acabou prejudicando milhares de servidores.


Mais conteúdo sobre:

João de Deus

Facebook
Veja também