Viagora

Elmano Férrer anuncia cortes para enxugar despesas na Prefeitura de Teresina

Os cortes ocorrem em contratos de pessoal de apoio administrativo, locação de veículos, entre outros.

O prefeito de Teresina, Elmano Férrer (PTB), anunciou que alguns cortes estão sendo feitos no executivo municipal para entregar a Prefeitura "enxuta" para Firmino Filho (PSDB), que assumirá o comando da cidade a partir de janeiro. Os cortes, segundo ele, estão sendo feitos sobretudo em custeio e na substituição de prestadores de serviços por concursados. O petebista explicou que as adequações são "normais" por estar em final de exercício.

"Estamos adotando algumas medidas austeras em todos os aspectos. Inclusive, isso vai facilitar a nova administração", pontuou, acrescentando que, entretanto, os cortes não irão comprometer o funcionamento da máquina e os trabalhos que estão sendo feitos.

"Estamos adequando a estrutura existente, reduzindo e enxugando. As reduções são nas áreas de custeio", garantiu. Os cortes, segundo Elmano Férrer, atingem a locação de veículos, mão de obra, telefone e pessoal que presta apoio administrativo. "A recomendação é que as gorduras fossem retiradas. São medidas que estamos fazendo para entregar a prefeitura equilibrada", disse, sem, entretanto, revelar qual o impacto que os cortes trariam nas finanças municipais.

O prefeito fez questão de ressaltar que não está havendo cortes em serviços básicos como saúde. "Estamos chamando concursados, tirando prestadores de saúde principalmente na saúde. Chamamos, ao longo desses dois anos, quatro mil pessoas. E vamos continuar. Não estásaindo gente do HUT. Tem estagiário e prestadores de serviços sendo substituídos", frisou.

Férrer comentou ainda que pretende entregar uma série de obras que foram niciadas em sua gestão até o final do mandato. Entre elas, a avenida Nicanor Barreto, que possui 4.200 metros e que dá acesso ao Vale do Gavião. Outras previsões são concluir e entregar as obras da praça de drenagem na avenida Freitas Neto, no Mocambinho, e outras obras como seis Unidades Básicas de Saúde, três escolas, creches. "E uma série de outras obras menores como asfaltamento. Fizemos 160 Km de asfaltamento na cidade e nunca inauguramos nenhum", lembrou.

"O povo e Deus são quem sabe", diz Elmano sobre futuro político

Em visita às obras de galerias da zona Leste, o prefeito Elmano Férrer (PTB) comentou sobre as expectativas para sua vida política após encerrar o mandato como prefeito de Teresina. Férrer admitiu não ter planos para permanecer na vida política,porém, não descartou a possibilidade. "O povo e Deus são quem sabe", disse.

Segundo ele, o momento agora é de trabalhar para encerrar o mandato na Prefeitura de Teresina "da melhor forma possível". O prefeito antecipou que, após o término do mandato, pretende tirar férias por uma semana. "A partir de janeiro vou tirar uma semana para recuperar as energias", pondera.

Após os resultados nas eleições - no qual Elmano Férrer perdeu no segundo turno por 3% de diferença para o deputado estadual Firmino Filho (PSDB) - o senador Ciro Nogueira Filho (PP), que coordenou a campanha do petebista, revelou que o desempenho do prefeito no pleito o tornava uma nova e importante liderança política.

Para o progressista, o prefeito ganhou capital político para disputar um mandato como deputado nas próximas eleições. Sobre o assunto, o prefeito preferiu cautela. "O povo que sabe. Não podemos prevê. Eu não sabia nem que sairia candidato e acabei sendo e tive um bom desempenho, que surpreendeu muita gente. Chega um ponto na vida que a gente depende mais dos desejos do povo. O futuro a Deus pertence", pontuou.
Mais conteúdo sobre:

Elmano Férrer

Facebook
Veja também