Viagora

Deputados e vereadores questionam modelo de gestão na Eletrobras

O diretor da Eletrobrás informou que os investimentos foram elevados e o número de horas com falta de energia diminuiu consideravelmente (45%).

No segundo bloco de perguntas ao presidente da Eletrobrás, Marcos Madureira, participaram o deputado Evaldo Gomes (PTC), o vereador Samuel Silveira (PMDB), o líder comunitário Edvaldo José de Oliveira, o deputado João de Deus (PT), o vereador Edilberto Borges, o Dudu (PT) e o líder comunitário Elias Barbosa.

O deputado Evaldo Gomes questionou o modelo de gestão da Eletrobrás, por considerar que da última audiência para a atual quase nada mudou. Os problemas de falta de energia atingem todas as classes sociais no Piauí.

O diretor da Eletrobrás informou que os investimentos foram elevados e o número de horas com falta de energia diminuiu consideravelmente (45%). Negou que a empresa tenha apenas cinco equipes para atendimento. São 30 equipes - frisou.
Imagem: Caio BrunoDeputado Cícero Magalhães foi o autor da audiência pública(Imagem:Caio Bruno)Deputado Cícero Magalhães foi o autor da audiência pública

O vereador Samuel Silveira levantou a questão do atendimento às reclamações, centralizado, que segundo se comenta teria gerado 200 empregos em Brasília. O diretor informou que há atendimento descentralizado e diretamente em Teresina, sem custo para o consumidor.

O líder comunitário Edvaldo José Azevedo, afirmou que na comunidade “Cebola” existe projeto de irrigação prejudicado por ser a energia monofásica. As máquinas não funcionam. O diretor respondeu afirmando que não conhece o projeto, mas garantiu que energia monofásica movimenta máquinas, dependendo do tamanho da área cultivada.

O deputado João de Deus reafirmou sua preferência pela empresa pública, lembrando que a privatização não resolve a questão dos serviços, citando o exemplo da telefonia.Ele defendeu que haja investimentos em pessoal, pois percebe deficiência no atendimento.

Sobre a ampliação do quadro de funcionários o diretor foi de acordo. Ele explicou que existem pessoas que agora vão ser beneficiadas com novo programa para aposentadoria digna. A questão do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Arquitetônico Nacional), segundo o diretor realmente trás complicações, mas está havendo reuniões para solucionar os problemas.

O vereador Dudu (PT) criticou gestões que prejudicaram a empresa energética com ideia de privatização. Ele destacou o aumento do número de consumidores, que atualmente é de R$ 1 bilhão e o crescimento no Piauí foi de 14%, mais que o triplo da média nacional. O diretor acrescentou à fala de Dudu o fato de a Eletrobrás ter decidido inspecionar todos os novos equipamentos, pois alguns chegam com defeito. Antes não se fazia isso - frisou

O líder comunitário Elias Barbosa defendeu que o presidente da Eletrobrás permaneça mais tempo no Piauí, já que, nas empresas, diretores não decidem nada. Só o presidente. Ele se queixou do abandono do Luz Para Todos em União e José de Freiras, cujos postes estão largados no chão.O presidente concordou com a denúncia dos postes no chão, pois isso não era para acontecer. Prometeu examinar o problema do Luz Para Todos na região.
Mais conteúdo sobre:

Cepisa

Facebook
Veja também