Viagora

Deputado João de Deus pede a exclusão de Marden Menezes da Comissão de Constituição e Justiça

Marden Menezes revelou que todas as suas ausências na CCJ foram justificadas e ocorreram por conta da sua participação em eventos realizados pela própria Assembleia ou pelo Governo do Estado

Durante a sessão de ontem (11) na Assembleia Legislativa do Piauí, o deputado João de Deus (PT) pediu ao presidente da Comissão de Constituição e Justiça, Gustavo Neiva (PSB), a exclusão do deputado Marden Menezes (PSDB) da CCJ.

O petista apresentou um relatório com a quantidade de faltas de cada um dos membros da comissão. No levantamento, Marden lidera o ranking de faltas seguido pela deputada Margarete Coelho (PP).

Imagem: ReproduçãoJoão de Deus(Imagem:Reprodução)João de Deus

Para ele, o Regimento Interno da Alepi deve ser obedecido, já que em duas reuniões consecutivas da CCJ não houve quórum suficiente para votar as matérias, o que provocou o acúmulo de itens na pauta dessa terça-feira, que, novamente, não pôde ser apreciada na íntegra, por falta de tempo.

"Os projetos cuja relatoria foi dada ao deputado Marden Menezes estão todos parados. Por isso estou pedindo que seja aplicado o regimento e que o deputado seja comunicado oficialmente. O ideal seria que ele próprio pedisse ao partido [PSDB] a sua substituição", afirma.

João de Deus revela ainda que há uma disputa grande entre os parlamentares para participar da CCJ, devido a sua importância, e, por isso, ela não pode ser composta por integrantes que faltam às reuniões.

"Há uma guerra muito grande para se preencher a CCJ. É a comissão mais cobiçada por todos os partidos na Casa. Todo mundo quer presidir a CCJ, todo mundo quer ser membro da CCJ. Agora, é inconcebível que as pessoas briguem para fazer parte dessa comissão e depois não venham", queixa-se João de Deus.

As reações vieram ainda na sessão. O deputado Mauro Tapety (PMDB) saiu em defesa de Marden, afirmando que as ausências dos titulares da comissão podem ser contornadas com a convocação dos suplentes.

Mas para o petista, a participação de membros substitutos na CCJ não pode se tornar regra.

Na decisão dos membros do CCJ ficou acordado que o ideal seria encaminhar uma advertência ao deputado Marden Menezes, e se as faltas às reuniões persistirem só então a comissão pedirá que o presidente da Assembleia, Themístocles Sampaio Filho (PMDB), solicite do PSDB um novo nome para compor a CCJ. 

Marden reage
O deputado Marden Menezes revelou que todas as suas ausências na CCJ foram justificadas e ocorreram por conta da sua participação em eventos realizados pela própria Assembleia Legislativa ou pelo Governo do Estado.

Imagem: ReproduçãoMarden Menezes(Imagem:Reprodução)Marden Menezes

Ele citou como exemplo uma audiência pública realizada ontem no município de Cocal para discutir o licenciamento ambiental para a construção da nova barragem no município, onde, há quatro anos, ocorreu a tragédia que resultou na morte de pelo menos dez pessoas e um prejuízo inestimável para centenas de famílias. Com informações do Jornal O Dia.

Mais conteúdo sobre:

João de Deus

Facebook
Veja também