Viagora

Deputada federal Iracema no combate à violência juvenil

A criação desse Sistema se faz necessária em razão do alto índice de envolvimento de jovens brasileiros em atos violentos ? explicou a deputada.

Considerando que o combate à violência juvenil constitui um desafio universal, exigindo que o Brasil priorize um planejamento de ação nacional, implementando políticas sociais interdisciplinares e outras medidas necessárias, a deputada federal Iracema Portella (PP-PI), encaminhou esta semana ao Ministério da Justiça, a Indicação nº 119/2015, propondo a criação do Sistema Nacional de Prevenção da Violência Juvenil,

Iracema explicou que o objetivo é avaliar o estado atual dos programas, políticas e medidas legislativas para prevenir a violência, a fim de que se possa construir um cenário que funcione no que diz respeito aos cuidados de saúde, serviço social e atendimento jurídico para essas jovens vítimas.

A criação desse Sistema se faz necessária em razão do alto índice de envolvimento de jovens brasileiros em atos violentos – explicou a deputada.

O Relatório Mundial sobre a Prevenção da Violência 2014, divulgado recentemente pela ONU, revelou que, do total de casos de violência registrados nos serviços de emergência do Brasil, com base nos dados de um mês em 2012, cerca de 55% (cinquenta e cinco por cento) das vítimas eram jovens com idades entre 10 a 29 anos.

“O Sistema Nacional de Prevenção da Violência Juvenil poderia ser implementado como uma rede organizada pelo Ministério da Justiça, em parceria com os governos estaduais, responsável pela formação de uma base de dados abrangente de situações que revelem a verdadeira extensão da violência juvenil no Brasil, estabelecendo metas para a prevenção de novos casos e repressão daqueles já existentes e, consequentemente, monitorando o progresso de tais ações”, finalizou.
Mais conteúdo sobre:

Violência

Facebook
Veja também