Temer promete auxílio para crise no sistema prisional do Piauí
O presidente determinou que a Polícia Federal investigue os casos ocorridos nos últimos meses, que segundo a Secretaria de Justiça, ocorrem devido à presença do crime organizado nos presídios.
O governador Wellington Dias (PT) foi até o presidente da república Michel Temer (PMDB) para pedir auxílio em relação à crise no sistema prisional que o Piauí enfrenta. A reunião com o presidente aconteceu na tarde desta segunda-feira (09), com o senador Ciro Nogueira (PP) e o secretário estadual de Justiça, Daniel Oliveira.
De acordo com o senador, “Temer sinalizou positivamente e destacou que o Ministério da Justiça vai determinar um auxílio nas duas frentes solicitadas”. O presidente determinou também que a Polícia Federal investigue os inúmeros fatos ilícitos que estão acontecendo no Piauí, que segundo a Secretaria de Justiça, ocorrem devido à presença do crime organizado nos presídios.
- Foto: Marcos Corrêa/PR
Wellington Dias em reunião com Temer
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Torquato Jardim, deve enviar 100 integrantes da Força Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP), para reforçar a segurança no sistema prisional do Piauí. O fato vai ser confirmado em audiência marcada para as 20h desta segunda-feira (09).
Crise no sistema prisional
A superlotação no sistema penitenciário do Piauí não é uma situação nova, mas alguns fatos ocorridos nos últimos meses implantaram o caos e uma sensação de insegurança na sociedade.
Com a greve dos agentes penitenciários, iniciada em 11 de setembro, a Secretaria de Justiça tentou gerir o problema levando forças militares para as unidades prisionais, foi a Operação Habitar. O secretário Daniel Oliveira chegou a declarar que estava tentando controlar “uma rebelião de agentes penitenciários” e garantiu que iria pedir à Justiça que os agentes pagassem os estragos causados pelas rebeliões de presos durante a greve.
A greve foi suspensa no dia 26 de setembro, depois de um acordo com o Governo do Estado, intermediado pelo Tribunal de Justiça.
O caso do garoto de 13 anos encontrado dormindo com um detento acusado de estupro na Colônio Agrícola Major César Oliveira, reacendeu a discussão sobre a falha de segurança dentro de penitenciárias do estado. O fato teve repercussão nacional e levou a Sejus a afastar 12 agentes penitenciários.
No último final de semana 85 detentos fugiram da penitenciária de Esperantina, em duas rebeliões realizadas na sexta-feira (06) e no domingo (08). Até a tarde de hoje (09), 34 deles haviam sido recapturados.
A prefeita de Esperantina, Vilma Amorim, decidiu suspender alguns serviços na cidade, devido ao medo dos moradores. A Polícia Militar informou que enviou 70 homens para reforçar o policiamento na região e trabalhar na recaptura dos fugitivos.
Wellington Dias
Michel Temer
Secretaria de Estado da Justiça - Sejus
Daniel Oliveira
TCE manda prefeito de Bocaina suspender licitação com sobrepreço de R$ 362 mil
O prefeito de Bocaina, Guilherme Macêdo, informou que já foi notificado pelo Tribunal de Contas sobre a decisão e vai manter a suspensão do pregão eletrônico.Progressistas está avaliando candidatura de Margarete Coelho ao governo, diz Ciro
Ciro Nogueira também manifestou o interesse de ter o presidente estadual do PP, Joel Rodrigues, na sua chapa ao Senado Federal.Teresinha Medeiros diz que faz parte da base do prefeito Silvio Mendes
A parlamentar enfatizou que vai contribuir para a reconstrução de Teresina junto aos demais vereadores.Meu foco é a reeleição para Senado, declara Ciro Nogueira
Ciro Nogueira foi enfático ao declarar que está empenhado em trabalhar pelo estado do Piauí e buscar a renovação de sua cadeira no Senado.Prefeito de São Miguel do Tapuio gasta R$ 3 milhões com material de construção
Os extratos foram publicados no dia 26 de fevereiro deste ano no Diário Oficial dos Municípios.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir