Átila Lira fala sobre risco de escassez de professores no Brasil
Em seu posicionamento, Átila Lira disse acreditar ser necessário mudar a legislação.
O deputado federal Átila Lira (PSB-PI) demonstrou preocupação na Comissão de Educação da Câmara, na última quarta-feira (08), a respeito do risco de escassez de professores no Brasil.
A temática foi levantada pelo diretor-executivo do Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp), Rodrigo Capelato, que disse aos deputados, que o Brasil corre o risco de ter um "apagão" de professores em um futuro próximo. A causa seria a concentração de matrículas em cursos de bacharelado.
- Foto: Agência Câmara
Deputado Federal Átila Lira (PSB-PI)
Em seu posicionamento, Átila Lira disse acreditar ser necessário mudar a legislação. "Há sistemáticas que poderiam ser alteradas para aproveitar os bacharéis nas áreas de matemática, de física, de química. E através de uma formação complementar, em serviço, eles seriam habilitados para lecionar essas matérias", argumentou.
De acordo com a Agência Câmara, dados divulgados por Rodrigo Capelato demonstram que 40% das matrículas estão concentradas nos cursos de Direito, Administração, Engenharia Civil e Enfermagem. Entre 2010 e 2016, os bacharelados cresceram 28%, enquanto as licenciaturas tiveram uma queda de 5%.
Átila Lira
Câmara dos Deputados
-
Deputado propõe criação de Frente Parlamentar em defesa de pessoas com autismo
A proposta visa ampliar o diálogo com instituições e garantir mais inclusão e direitos para esse público no Piauí. -
Progressistas propõem isenção do IR com ajuste fiscal e proteção a pequenos negócios
A sugestão do partido mantém isenção até R$ 5 mil, mas propõe compensações fiscais diferentes para preservar empregos e equilíbrio das contas. -
Defesa da vereadora Tatiana Medeiros estuda pedido de Habeas Corpus
Segundo a defesa da vereadora, a Polícia Federal concluiu as investigações e deverá elaborar um relatório final, que será encaminhado ao Ministério Público. -
Câmara de Teresina aprova projeto de lei Antipichação com punições mais rígidas
O parlamentar destacou que entre as alterações propostas está o aumento da multa por infração cometida, que pode chegar até R$ 10 mil. -
Vereador Afonsinho critica prefeito Pablo Santos por fechar 14 escolas em Picos
Para Afonsinho, a decisão é considerada precipitada, tendo em vista que não houve um planejamento para que a medida fosse implementada de forma gradativa.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir