Viagora

Marun quer apoio à reforma em troca de empréstimos para os estados

O ministro alegou que não estar chantageando os gestores através dos bancos públicos.

O ministro da Secretaria do Governo, Carlos Marun, afirmou nessa terça-feira (26) que o Governo Federal espera apoio para a votação da reforma da previdência dos governadores que esperam a aprovação do financiamento de bancos públicos, como é o caso do Piauí.

Segundo o Estado de S. Paulo o ministro alegou que os financiamentos de bancos públicos como a Caixa Econômica Federal, são ações do Governo Federal, mas negou estar chantageando governadores para manifestarem apoio a reforma.

  • Foto: Alex Ferreira/Câmara dos DeputadosDeputado Carlos Marun (PMDB-MS).Deputado Carlos Marun (PMDB-MS).

“Obviamente, se são na Caixa Econômica, no Banco do Brasil, no BNDES, são ações de governo, e nesse sentido entendemos que deve, sim, ser discutida com esses governantes alguma reciprocidade no sentido de que seja aprovada a reforma da Previdência, que é uma questão que entendemos hoje de vida ou morte para o Brasil”, afirmou o minsitro.

A declaração de Marun sobre o apoio da reforma da previdência pode colocar o governador Wellington dias em uma situação delicada. Embora seja filiado ao Partido dos Trabalhadores, uma das legendas opositoras ao projeto.

  • Foto: AlepiGovernador do Piauí, Wellington Dias.Wellington Dias fpode ficar em situação desconfortável com declaração de Marun.

Atualmente o governo estadual aguarda a liberação de um financiamento de R$ 315 milhões na Caixa Econômica Federal, onde o Governador chegou a recorrer ao Supremo Tribunal Federa para garantir o pagamento.

Facebook
Veja também