Três deputados piauienses decidiram voto sobre denúncia contra Temer
Marcelo Castro (PMDB) e Silas Freire (Podemos) preferiram não responder à pesquisa.
Entre os deputados federais piauienses, apenas o petista Assis Carvalho afirmou que é a favor da abertura de investigação contra Michel Temer (PMDB), de acordo com o levantamento feito pela Folha de São Paulo. Ontem (10), o relator da denúncia na CCJ da Câmara, Sérgio Zveiter (PMDB), se manifestou pela autorização de uma ação penal contra o presidente.
Os deputados Maia Filho (PP) e Átila Lira (PSB) afirmaram que são contra a denúncia. Heráclito Fortes (PSB) e Iracema Portella (PP) disseram que não vão se posicionar. Rodrigo Martins (PSB), Júlio César (PSD) e Paes Landim (PTB), afirmaram que ainda não sabem como irão votar. Esses dois últimos apesar de não revelar posicionamento, apareceram ao lado de Temer no pronunciamento oficial em que comentou a denúncia de corrupção passiva.
- Foto: DivulgaçãoDeputados federais do Piauí
Marcelo Castro (PMDB) e Silas Freire (Podemos) preferiram não responder à pesquisa.
Dos 513 deputados ouvidos pelo jornal, 152 se disseram a favor da denúncia, 64 são contra, 70 não vão se pronunciar, 122 não sabem e 104 preferiram não responder. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, disse que não votará.
Tramitação
Após o parecer lido por Sérgio Zveriter na CCJ, o advogado de Temer, Antônio Mariz de Oliveira, se pronunciou discordando do parecer e da denúncia feita pelo Procurador-Geral da República Rodrigo Janot.
Após um pedido de vista, a sessão foi encerrado e deve ser retomada nesta quarta-feira (12), a partir das 11h. Após a discussão, os deputados devem votar, sendo que para aprovação é necessário que 34 dos 66 integrantes da comissão votem pela admissibilidade.
Caso o relatório seja aprovado, será encaminhado para votação no plenário da Câmara dos Deputados, lá é necessário que 2/3 dos deputados aprovem, ou seja, é necessário 342 dos 513 votos, independente da presença, para que haja autorização para o STF investigar o caso.
O presidente Michel Temer está sendo acusado de corrupção passiva, com base em delações de executivos da J&F, mas para que o Supremo Tribunal Federal analise o caso, é necessário que a Câmara dos Deputados dê permissão.
Michel Temer
Heráclito Fortes
Assis Carvalho
Iracema Portella
Átila Lira
Maia Filho
Paes Landim
Júlio César
-
Promotor investiga convênio de R$ 400 mil da Secretaria de Cultura de Floriano com ONG
A portaria foi assinada pelo promotor Edgar dos Santos Bandeira Filho e publicada na edição do dia 30 de outubro no Diário Oficial do MPPI. -
Jeová Alencar diz que Sílvio Mendes mantém diálogo aberto com vereadores
O vice-prefeito eleito comentou sobre a relação entre Sílvio Mendes e a Câmara Municipal. -
Precisamos sair da mesmice, diz Petrus Evelyn sobre presidência da Câmara
Conforme o vereador eleito, as articulações para impulsionar seu nome na disputa já foram iniciadas. -
É preciso descer do palanque e trabalhar por Teresina, diz Enzo Samuel
O presidente da Câmara Municipal de Teresina destacou que o momento é de união para superar os problemas da Capital. -
Bruno Vilarinho diz que PRD está satisfeito com espaço na gestão de Sílvio Mendes
O partido foi contemplado com a Superintendência de Desenvolvimento Urbano Norte (SDU Norte), que será comandada pelo vereador Alan Brandão (PRD).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir