Átila Lira discute sobre metas do "novo Fies" na Câmara Federal
Paulo Roberto Corbucci, coordenador do Ipea, foi o único a criticar o programa.
Nessa quarta-feira (20), representantes do Governo Federal defenderam a novo formato do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), definido por Medida Provisória. O deputado Átila Lira (PSB-PI) estava presente na discussão da Câmara Federal e falou das metas que o Fies quer alcançar.
Paulo Roberto Corbucci, coordenador de Estudos em Educação do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), foi o único a criticar o programa. Segundo ele, as ações para promover a educação superior no Brasil são desconectadas.
- Foto: Agência CâmaraDeputado Federal Átila Lira (PSB-PI)
Além disso, segundo a Agência Câmara, Paulo Roberto foi contra o teto de cinco de salário mínimos estabelecido pelo novo fies, já que de acordo com ele, a população nessa faixa não necessitaria do benefício.
Para o parlamentar piauiense, as declarações do representante do Ipea devem ser lembradas no relatório final.
“O propósito do Fies não é restabelecer um mecanismo de sustentabilidade do próprio fundo, mas estar sintonizado com a metas do PNE [Plano Nacional de Educação] de 33% da população de 18 a 24 anos estar matriculada no ensino superior até 2024”, disse Átila Lira.
Átila Lira
Câmara dos Deputados
-
Promotora recomenda desaprovação das contas de Pedro Alcântara
O parecer foi emitido pela promotora Cléia Cristina Pereira Januário Fernandes no dia 18 de novembro deste ano. -
PSD quer estar na chapa majoritária do governo em 2026, diz Júlio César
Apesar dos números que credenciam o partido para a vaga, Júlio César destacou também a importância do bom relacionamento da sigla com o governador Rafael Fonteles e demais legendas da base. -
Marden Menezes quer audiência sobre proibição de uso de celular nas escolas do Piauí
O parlamentar convidou para participar da discussão o Conselho Estadual de Psicologia, Secretaria Estadual de Educação, Conselho Estadual de Educação, entre outros. -
Servidores do hospital de Paulistana cobram do prefeito pagamento de salários atrasado
De acordo com os servidores, os pagamentos já estão há pelo menos dois meses atrasados e a situação tem afetado mais de 50 funcionários. -
Não houve diálogo com Enzo sobre presidência da Câmara de Teresina, diz Petrus Evelyn
Petrus explicou que não vê espaço para o diálogo, tendo em vista que Enzo nunca atendeu sua demanda em relação à lista atualizada de todos os comissionados na Casa.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir