Temer afasta por 15 dias quatro vice-presidentes da Caixa
O período corresponde ao prazo para que os envolvidos preparem suas defesas.
O presidente Michel Temer afastou quatro dos 12 vice-presidentes da Caixa Econômica Federal por 15 dias. O Palácio do Planalto informou que o período corresponderá ao prazo para os afastados apresentarem defesa de acusações em operações da Polícia Federal, mesmo tendo declarado que não irira cumprir a decisão na semana passada.
Conforme a Agência Brasil, o chefe do Executivo Federal ordenou o que ministro da Fazenda, Henrique Meirelles e o presidente da Caixa, Gilberto Occhi, procedessem com os afastamentos. A determinação foi anunciada oito dias depois do governo Federal não atender a recomendação do Ministério Público Federal (MPF) para exonerar todos os vice-presidentes do Banco.
- Foto: Lula Marques/Agência PT.Presidente da República, Michel Temer.
Os vice-presidentes afastados foram: Antônio Carlos Ferreira, do Corporativo; Deusdina dos Reis Pereira, Fundos de Governo e Loterias; José Henrique Marques da Cruz, Clientes, Negócio e Transformação Digital, e Roberto Derziê de Sant'Anna, Governo.
Os procuradores responsáveis pela Operação Greenfield enviaram um novo ofício ao presidente na última quinta-feira (11), alertando que ele poderia ser responsabilizado por “eventuais novos ilícitos” cometidos pelos gestores do banco. No documento encaminhado inicialmente a Procuradora-Geral da República, Raquel Dodge, o prazo final para o atendimento a recomendação o dia 26 de fevereiro.
- Foto: Reprodução/Street ViewVice-presidentes da Caixa Econômica devem utilizar o afastamento de 15 dias para preparar defesa.
A Operação Greenfield apura indícios da existência de esquema de cooptação de testemunhas para não ajudarem na investigação de supostas irregularidades envolvendo fundos de pensão.
Foi solicitado também a anexação ao processo, o relatório das investigações feitas por um escritório independente de advocacia contratado pela Caixa o ofício enviado anteriormente a Temer e uma recomendação do Banco Central, de “teor semelhante” ao enviado pelo Ministério Público.
O primeiro pedido havia sido encaminhado a Temer no final do ano passado. Os procuradores citam relações de alguns envolvidos com o ex-deputado Eduardo Cunha e o ex-ministro Geddel Vieira Lima, ambos presos por denúncias de corrupção.
Michel Temer
Servidores do hospital de Paulistana cobram do prefeito pagamento de salários atrasado
De acordo com os servidores, os pagamentos já estão há pelo menos dois meses atrasados e a situação tem afetado mais de 50 funcionários.Não houve diálogo com Enzo sobre presidência da Câmara de Teresina, diz Petrus Evelyn
Petrus explicou que não vê espaço para o diálogo, tendo em vista que Enzo nunca atendeu sua demanda em relação à lista atualizada de todos os comissionados na Casa.Severo Eulálio diz que discussões sobre eleições de 2026 foram antecipadas
O deputado afirmou que ainda há muito tempo para iniciar os debates sobre o próximo pleito e destacou que o foco do momento é o trabalho em prol do estado.Juiz condena ex-prefeito de Capitão Gervásio Oliveira a devolver R$ 457 mil
O ex-prefeito Antônio Coelho também foi condenado à suspensão dos direitos políticos pelo prazo de cinco anos.Promotor investiga contratos de R$ 32 milhões sem licitação da Semec de Teresina
A Secretaria Municipal de Educação informou, através da assessoria de comunicação, que não foi notificada e a Assessoria Jurídica esclareceu que a Semec não tem contratação direta/ emergencial.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir