Ciro Gomes acredita que vai para o segundo turno com Alckmin
O ex-governador cearense disputa no PDT. O presidente da Câmara dos concorre pelo DEM.
O Partido Democrático Trabalhista (PDT) lançou, nessa quinta-feira (08), a candidatura do ex-governador cearense, Ciro Gomes à Presidência da República. No mesmo dia, também foi anunciada a pré-candidatura de Rodrigo Maia pelo Democratas (DEM).
Segundo o G1, o anúncio do PDT foi realizado após reunião da Executiva Nacional. Na ocasião, o partido também lançou a candidatura de Joe Valle ao governo do Distrito Federal. Embora o lançamento tenha ocorrido ontem, ele já era tratado como pré-candidato pelo PDT desde 2015, quando se filiou a legenda.
A candidatura de Rodrigo Maia foi anunciada durante a Convenção Nacional do Partido. Ele é o primeiro candidato à presidência da legenda desde 1989, quando Aureliano Chaves concorreu pelo extinto PLF, que mudou o nome para Democratas em 2007.
- Foto: Divulgação/Agência PTCiro Gomes
Avaliação das Eleições
O pré-candidato também avaliou o cenário eleitora. Ciro disse ter "similitude de valores" com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo ele, disputa será concentrada em cinco candidaturas: a dele, a do petista, a de Marina Silva (Rede-AC), a de Jair Bolsonaro (PSL-RJ) e a de Geraldo Alckmin (PSDB-SP).
"Você tem o Bolsonaro tamponando a evolução do candidato real, da direita 'civilizada' do Brasil, que é o Alckmin, e o Lula tamponando a minha evolução. E, na medida em que um ou outro não esteja no processo, eu e Alckmin provavelmente dividiremos a disputa no segundo turno", disse.
Segundo o pedetista, a prioridade em seu governo seria superar a desigualdade e a miséria, além da promoção de uma reforma fiscal, um novo desenho previdenciário, investir na infraestrutura, na reindustrialização do país, na construção civil, na educação e na segurança pública.
Ciro Gomes já foi prefeito de Fortaleza e também foi deputado federal. Ele está no sétimo partido desde que entrou para a política (também foi filiado a PDS, PMDB, PSDB, PPS, PSB e PROS).
- Foto: Câmara dos DeputadosRodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados.
Segundo turno
Para viabilizar o nome de Maia até junho, o DEM, que integra a base aliada do Presidente Michel Temer, se distancia do Palácio do Planalto. O pré-candidato afirmou que sua candidatura vai “decolar” apesar de pesquisas de opinião recentes atribuírem a ele 1% das intenções de voto. Segundo afirmou, não há “plano B” no partido.
“Não tenho dúvida nenhuma de que a nossa pré-candidatura estará no segundo turno e sairemos vitoriosos”, afirmou. “Minha candidatura vai decolar”, acrescentou Maia, ressaltando também que não tem problema em disputar a presidência com baixa intenção de voto.
Maia ainda repetiu o discurso de que poderá defender pontos do Governo Temer, mas somente os que concorda. “O governo quer um candidato para defender o legado. (...) Para defender o legado, eu não estou disposto”, disse.
Servidores do hospital de Paulistana cobram do prefeito pagamento de salários atrasado
De acordo com os servidores, os pagamentos já estão há pelo menos dois meses atrasados e a situação tem afetado mais de 50 funcionários.Não houve diálogo com Enzo sobre presidência da Câmara de Teresina, diz Petrus Evelyn
Petrus explicou que não vê espaço para o diálogo, tendo em vista que Enzo nunca atendeu sua demanda em relação à lista atualizada de todos os comissionados na Casa.Severo Eulálio diz que discussões sobre eleições de 2026 foram antecipadas
O deputado afirmou que ainda há muito tempo para iniciar os debates sobre o próximo pleito e destacou que o foco do momento é o trabalho em prol do estado.Juiz condena ex-prefeito de Capitão Gervásio Oliveira a devolver R$ 457 mil
O ex-prefeito Antônio Coelho também foi condenado à suspensão dos direitos políticos pelo prazo de cinco anos.Promotor investiga contratos de R$ 32 milhões sem licitação da Semec de Teresina
A Secretaria Municipal de Educação informou, através da assessoria de comunicação, que não foi notificada e a Assessoria Jurídica esclareceu que a Semec não tem contratação direta/ emergencial.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir