Viagora

Senado definirá outros cargos da Mesa Diretora na quarta-feira

A reunião preparatória, que elegeu Davi Alcolumbre (DEM-AP) como novo presidente da Casa, durou mais de oito horas, e os senadores adiaram a eleição dos demais cargos da Mesa Diretora.

Apesar da eleição do senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) como presidente do Senado Federal nesse sábado (02), os demais integrantes da Mesa Diretora da Casa somente serão escolhidos na próxima quarta-feira (06).

A reunião preparatória durou mais de oito horas, e os senadores adiaram a eleição dos cargos de primeiro e segundo vice-presidente, secretários e suplentes.

O presidente do Senado marcou a eleição dos dez cargos da Mesa para as 15h. Conforme previsto na Constituição, o mandato dos integrantes da direção do Senado é de dois anos. As atribuições também são constitucionais.

A discussão do voto secreto marcou a eleição do presidente do Senado, que começou no fim da tarde de sexta-feira (1º) e foi decidida no começo da noite de ontem (02). Os senadores decidiram que a votação seria aberta, mas o MDB e o Solidariedade recorreram ao Supremo Tribunal Federal. O presidente do Supremo, Dias Toffoli, determinou que a votação fosse secreta.

Vários senadores declararam voto no microfone ou mostraram a cédula. A primeira votação foi anulada, porque havia um voto a mais e dois foram depositados na urna sem envelope. Na segunda votação, o principal adversário de Alcolumbre, o senador Renan Calheiros (MDB-AL), retirou a sua candidatura e deixou o plenário, acompanhado dos senadores Jader Barbalho (MDB-PA) e Eduardo Braga (MDB-AM).

No primeiro discurso após a vitória, Alcolumbre disse pretender acabar com a votação secreta para eleição da Mesa Diretora. “No que depender da minha condução, esta será a derradeira sessão do segredismo, do conforto enganoso do voto secreto”, afirmou.

Mais conteúdo sobre:

Senado Federal

Facebook
Veja também