Projeto que moderniza o inquérito policial é aprovado no Senado
De autoria do senador Elmano Férrer, a proposta busca facilitar o registro, o cruzamento e o processamento de informações nas investigações policiais.
Nesta quarta-feira (13), foi aprovado no Senado Federal, o PLS 128/2018, de autoria do Senador Elmano Férrer (PODE-PI), que determina que o inquérito policial seja eletrônico em todo o país, com peças assinadas digitalmente e armazenado em um sistema informatizado compatível com padrões nacionais de intercomunicação e interoperabilidade. O projeto segue agora para ser apreciado na Câmara dos Deputados.
A proposta busca facilitar o registro, o cruzamento e o processamento de informações nas investigações policiais, além de contribuir para a celeridade, economia e eficiência no trabalho das polícias.
- Foto: Hélio Alef/ViagoraSenador Elmano Férrer (PODEMOS)
“É muito mais barato, fácil e rápido armazenar, copiar, encontrar, pesquisar e transmitir documentos digitais. Os processos digitais ocupam muito menos espaço do que os processos físicos. A ideia de um inquérito policial eletrônico, com peças assinadas digitalmente, é medida que irá modernizar e acelerar a tramitação das investigações de crimes junto às polícias judiciárias, além de facilitar o intercâmbio de informações”, afirmou o senador Elmano Férrer.
O senador Elmano Férrer é autor de outros cinco projetos na área de segurança pública: Projeto de Resolução que cria no Senado Federal a Comissão Permanente de Segurança Pública; o PLS 483/2017 para permitir a utilização pelas polícias civis, federal e rodoviária federal veículos apreendidos cuja procedência e propriedade não sejam identificadas; PLS 179/2018 para a ampliação do banco de perfis genéticos de presos. E ainda o PLS 308/2016, para que os serviços de saúde tenham prazo de cinco dias para notificar violência contra mulher e o PLS 373/2015, para tornar hediondo o homicídio contra o idoso, ambos aprovados.
Elmano Férrer
Senado Federal
Servidores do hospital de Paulistana cobram do prefeito pagamento de salários atrasado
De acordo com os servidores, os pagamentos já estão há pelo menos dois meses atrasados e a situação tem afetado mais de 50 funcionários.Não houve diálogo com Enzo sobre presidência da Câmara de Teresina, diz Petrus Evelyn
Petrus explicou que não vê espaço para o diálogo, tendo em vista que Enzo nunca atendeu sua demanda em relação à lista atualizada de todos os comissionados na Casa.Severo Eulálio diz que discussões sobre eleições de 2026 foram antecipadas
O deputado afirmou que ainda há muito tempo para iniciar os debates sobre o próximo pleito e destacou que o foco do momento é o trabalho em prol do estado.Juiz condena ex-prefeito de Capitão Gervásio Oliveira a devolver R$ 457 mil
O ex-prefeito Antônio Coelho também foi condenado à suspensão dos direitos políticos pelo prazo de cinco anos.Promotor investiga contratos de R$ 32 milhões sem licitação da Semec de Teresina
A Secretaria Municipal de Educação informou, através da assessoria de comunicação, que não foi notificada e a Assessoria Jurídica esclareceu que a Semec não tem contratação direta/ emergencial.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir