Marcelo Castro é eleito presidente da Comissão Mista de Orçamento
Nesta quarta-feira (10), o senador foi eleito, por aclamação, presidente da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização.
Nesta quarta-feira (10), o senador Marcelo Castro (MDB-PI) foi eleito, por aclamação, presidente da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO), no Congresso Nacional. Durante a primeira reunião da comissão, o parlamentar falou sobre a importância do colegiado em tempos de crise financeira e citou desafios e oportunidades que terá pela frente.
“De todas as missões do Parlamento, talvez nenhuma seja mais importante que a elaboração do Orçamento”, disse o senador. “Por isso muito me honra, e ao meu estado do Piauí, a designação de meus pares para a presidência desta Comissão”, completou.
- Foto: AscomMarcelo Castro
Ao longo da reunião, o senador enfatizou que, crise financeira vivida pelo país, a tarefa ganha uma importância ainda maior. “Estamos cientes da responsabilidade que pesa sobre nossos ombros e prontos a cumprir com nosso dever, de maneira imparcial e equilibrada, acima de interesses partidários ou políticos”, comentou.
O parlamentar lembrou ainda alguns desafios a serem enfrentados. Entre eles, o PLN de 2019, que trata da chamada “Regra de Ouro”. Trata-se da vedação de realização de operações de créditos que excedam o montante das despesas de capital, ressalvadas aquelas autorizadas pelo Poder Legislativo.
“O PLN 4/2019 abre um crédito suplementar de mais de R$ 248 bilhões”, afirmou Marcelo Castro. “É um crédito que se destina, entre outros, ao atendimento de despesas referentes a Benefícios Previdenciários Urbanos, no âmbito do Ministério da Economia; Benefícios de Prestação Continuada (BPC) e Transferências de Renda do Programa Bolsa Família, no Ministério da Cidadania”, explicou.
Outro ponto de destaque citado pelo presidente da CMO foi a necessidade de adequação da Resolução do Congresso que regula o funcionamento desta comissão, adaptando-o à recente reforma ministerial. “. Apresentaremos nesse sentido sugestão de nova divisão de áreas temáticas, para discussão pelas mesas da Câmara e do Senado, que resulte numa divisão que espelhe de maneira mais realista a nova divisão de atribuições na Esplanada dos Ministérios”, contou.
Marcelo Castro
Senado Federal
Marden Menezes quer audiência sobre proibição de uso de celular nas escolas do Piauí
O parlamentar convidou para participar da discussão o Conselho Estadual de Psicologia, Secretaria Estadual de Educação, Conselho Estadual de Educação, entre outros.Servidores do hospital de Paulistana cobram do prefeito pagamento de salários atrasado
De acordo com os servidores, os pagamentos já estão há pelo menos dois meses atrasados e a situação tem afetado mais de 50 funcionários.Não houve diálogo com Enzo sobre presidência da Câmara de Teresina, diz Petrus Evelyn
Petrus explicou que não vê espaço para o diálogo, tendo em vista que Enzo nunca atendeu sua demanda em relação à lista atualizada de todos os comissionados na Casa.Severo Eulálio diz que discussões sobre eleições de 2026 foram antecipadas
O deputado afirmou que ainda há muito tempo para iniciar os debates sobre o próximo pleito e destacou que o foco do momento é o trabalho em prol do estado.Juiz condena ex-prefeito de Capitão Gervásio Oliveira a devolver R$ 457 mil
O ex-prefeito Antônio Coelho também foi condenado à suspensão dos direitos políticos pelo prazo de cinco anos.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir