Rejane quer regular prazo para tratamento cardiovascular em idoso
Pelo texto do projeto, o paciente idoso diagnosticado com doenças cardiovasculares têm direito a se submeter a cirurgias cardíacas e a procedimentos de cardiologia intervencionista dentro de 3 meses
Está em análise pela Câmara dos Deputados, projeto da deputada Rejane Dias (PT/PI) que determina um prazo de até 60 dias para que o Sistema Único de Saúde (SUS) inicie o tratamento de idosos diagnosticados com doenças cardiovasculares.
Pelo texto, o paciente idoso diagnosticado com doenças cardiovasculares têm direito a se submeter a cirurgias cardíacas e a procedimentos de cardiologia intervencionista (cateterismo) dentro de três meses, contados a partir do dia em que for feita a indicação do procedimento, ou em prazo menor, conforme a necessidade terapêutica.
- Foto: Divulgação/Ascom
Deputada Federal Rejane Dias
O projeto segue a diretriz da chamada “Lei dos 60 dias” (Lei 12.732/12), que atualmente assegura a pacientes diagnosticados com câncer acesso ao início do tratamento nesse mesmo período.
“A gente sabe que as doenças do coração são a principal causa de morte em idosos no Brasil. Infartos, AVCS, hipertensão, são causas de mortes comuns entre idosos. Muitas vezes, a fila para um procedimento cirúrgico, um cateterismo, por exemplo, pode levar até 2 anos no Brasil”, diz a deputada.
Outro projeto da deputada protocolado nesta semana cria a Semana Nacional do Envelhecimento Ativo que insere no calendário brasileiro uma série de atividades para a conscientização do envelhecimento saudável.
Rejane Dias
Câmara dos Deputados
-
TRE-PI vai julgar pedido de liberdade da vereadora Tatiana Medeiros na segunda
A parlamentar está afastada da Câmara de Teresina desde quinta-feira (03), após ser presa preventivamente pela Polícia Federal na segunda fase da Operação Escudo Eleitoral em sua residência. -
Programa Fomento Rural libera recursos para agricultores de Novo Santo Antônio
A vereadora Vitória (MDB) participou do lançamento da iniciativa e comemorou a destinação dos recursos provenientes do Governo Federal, com execução da Sada-PI. -
Criminoso morre em confronto com policiais durante operação no Piauí e Maranhão
O alvo da ação seria mandante de 14 execuções nos últimos dois anos, em retaliação à morte de seu pai. -
Assembleia Legislativa do Piauí celebra 40 anos do Palácio Petrônio Portella
A solenidade ocorreu na manhã desta quarta-feira (9), e faz parte das comemorações dos 190 anos do Legislativo piauiense. -
TCE manda prefeito de Bocaina suspender licitação com sobrepreço de R$ 362 mil
O prefeito de Bocaina, Guilherme Macêdo, informou que já foi notificado pelo Tribunal de Contas sobre a decisão e vai manter a suspensão do pregão eletrônico.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir