“Previdência deixou de ser uma grande proposta”, diz Wellington
O governador do Piauí criticou a retirada de estados e municípios da proposta, modificação apresentada pelo relator da PEC na Comissão Especial, deputado Samuel Moreira (PSDB).
Nessa quinta-feira, 13 de junho, o relator da reforma da Previdência, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), apresentou o seu relatório na Comissão Especial que analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6/19 na Câmara dos Deputados.
No parecer apresentado pelo deputado, foram modificados alguns pontos sugeridos pelo governo federal, como: a criação do regime de capitalização, tópico retirado completamente do texto da PEC; a aposentadoria rural, referente ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) e que sofreu mudanças; e a retirada de estados e municípios da reforma.
O governador Wellington Dias, que estava em Brasília desde a terça-feira (11) para discutir a reforma da Previdência no Fórum dos Governadores, comentou que havia tido o entendimento com a posição de retirada de quatro pontos apresentados.
“Fomos pegos de surpresa com o anúncio pela imprensa que os estados e municípios estavam de fora da reforma da Previdência. Em bom português: foi rompido o acordo”, comentou o governador piauiense, um dos maiores apoiadores da permanência do tópico no texto da PEC.
“Sei que, dificilmente, tanto membros da base do atual governo quanto da oposição jamais assumiriam a posição dos governadores do nosso campo político. Mas nós assumimos essa posição pelo bem do Brasil. Com a quebra do acordo, parte dos governadores sairá da posição de defesa de um texto com modificações”, comentou Wellington.
“Deixou de ser a grande proposta da Previdência para União, estados e municípios, nos setores público e privado. Espero que quem teve esta bela ideia garanta mesmo os 308 votos ou mais prometidos. Faltou responsabilidade com o Brasil”, declarou Dias.
Antes de seguir para análise do plenário, o parecer do relator ainda precisa ser votado na Comissão Especial. As datas de votação ainda não foram definidas. Depois de passar pela Câmara, o texto segue para análise no Senado Federal.
Wellington Dias
Reforma da Previdência
Não houve diálogo com Enzo sobre presidência da Câmara de Teresina, diz Petrus Evelyn
Petrus explicou que não vê espaço para o diálogo, tendo em vista que Enzo nunca atendeu sua demanda em relação à lista atualizada de todos os comissionados na Casa.Severo Eulálio diz que discussões sobre eleições de 2026 foram antecipadas
O deputado afirmou que ainda há muito tempo para iniciar os debates sobre o próximo pleito e destacou que o foco do momento é o trabalho em prol do estado.Juiz condena ex-prefeito de Capitão Gervásio Oliveira a devolver R$ 457 mil
O ex-prefeito Antônio Coelho também foi condenado à suspensão dos direitos políticos pelo prazo de cinco anos.Promotor investiga contratos de R$ 32 milhões sem licitação da Semec de Teresina
A Secretaria Municipal de Educação informou, através da assessoria de comunicação, que não foi notificada e a Assessoria Jurídica esclareceu que a Semec não tem contratação direta/ emergencial.Ciro Nogueira celebra aprovação de projeto que viabiliza recursos para o Piauí
De acordo com o senador, além de possibilitar que emendas sejam direcionadas a municípios com pagamentos suspensos, a nova medida proporciona maior transparência
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir