PSB expulsa deputado Átila Lira por votar a favor da reforma
O Diretório Nacional do PSB decidiu por 82 votos a 4, expulsar o deputado federal nesta sexta-feira (30).
Nesta sexta-feira (30), o Diretório Nacional do PSB decidiu por 82 votos a 4, expulsar o deputado federal Átila Lira por votar a favor da reforma da Previdência, contrariando a posição do partido.
Segundo o G1, o texto foi aprovado em primeiro turno em julho. Já em agosto, a proposta foi aprovada em segundo turno e enviada ao Senado. Átila Lira votou a favor da reforma nos dois turnos.
- Foto: DivulgaçãoÁtila Lira
O diretório ao analisar o caso de Átila Lira resolveu expulsar o deputado por considerá-lo reincidente no descumprimento de decisões da legenda, informou o G1.
O parlamentar em abril de 2017 votou a favor da reforma do então presidente Michel Temer que alterou a legislação trabalhista. Com a expulsão de Lira, a bancada do PSB na Câmara passará de 32 para 31 deputados.
Defesa
O deputado Átila Lira não compareceu à reunião do Diretório Nacional do PSB e entregou a defesa por escrito. No documento, o deputado justificou o voto favorável à reforma da Previdência afirmando que o texto final foi mais equilibrado do que o proposto pelo governo federal, informou o G1.
O parlamentar disse que os pontos modificados durante a tramitação na Câmara tornaram "seu efeito mais brando e justo aos trabalhadores".
O Relator do caso, o ex-deputado Domingos Leonelli considerou a situação de Lira como grave e votou pela expulsão. Leonelli afirmou que o PSB não era contra qualquer reforma da Previdência, mas contra a reforma proposta.
Segundo o G1, o relator afirmou haver "constante desalinhamento" de Átila Lira em relação às atividades partidárias, votando de forma contrária ao posicionamento do partido, segundo ele, em "inaceitáveis 71% das deliberações" na Câmara.
Átila Lira
-
"Iremos fazer uma oposição com responsabilidade", diz Dudu sobre gestão de Sílvio
O parlamentar ainda comentou sobre a reforma administrativa que foi aprovada na última semana na Câmara de Teresina. -
Assembleia Legislativa do Piauí votou 786 matérias no ano de 2024
Além das matérias legislativas, a Alepi informou que realizou ações que envolveram jovens, animais e entidades da sociedade civil. -
Vamos trabalhar junto com Sílvio fazendo parcerias administrativas, diz Rafael
O governador ressaltou a importância de trabalhar de forma integrada com Sílvio Mendes visando proporcionar políticas públicas de relevância para os teresinenses. -
Pedro Alcântara diz que recorreu da decisão que desaprovou suas contas eleitorais
Segundo o jornalista, o julgamento do recurso apresentado ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) deve ocorrer até o dia 02 de março e o relator designado foi o Dr. Nazareno. -
Enzo Samuel diz que vai dialogar com todos os partidos sobre eleição da Câmara
O parlamentar também falou sobre o Partido dos Trabalhadores (PT) que manifestou seu interesse em reivindicar o nome de Deolindo Moura para a vice-presidência da Casa.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir