Eleições 2020: eleitor poderá justificar ausência pelo celular
De acordo com o TSE, o eleitor poderá justificar a ausência nas eleições até 60 dias após o 1° turno, em 15 de novembro, e 2° turno, no dia 29 de novembro.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atualizou o aplicativo e-Título e disponibilizou desde quarta-feira (30), nas lojas de aplicativos, a nova versão que conta com mais funcionalidades, entre elas, a possibilidade de justificativa de ausência no 1° turno das eleições municipais deste ano.
De acordo com o TSE, o aplicativo e-Título poderá ser utilizado para justificar a ausência na votação no dia 15 de novembro, 1° turno, e no dia 29 de novembro, 2°turno. As justificativas pelo app podem ser feitas até 60 dias após cada pleito, por meio dos celulares e tablets.
Conforme o Tribunal Superior Eleitoral, o aplicativo permite ao cidadão gerar certidões de quitação eleitoral e de fazer a autenticação de documentos da Justiça Eleitoral. O acesso ao aplicativo é gratuito e funciona em sistemas operacionais Android e iOS.
Com base nos dados do TSE, nas eleições do ano de 2018 29,9 milhões de pessoas deixaram de votar no primeiro turno, e outras 31,3 milhões de pessoas não compareceram no segundo turno. Quem até hoje não justificou deve emitir o boleto para quitação de multas nos sites do TSE ou dos tribunais regionais eleitorais. A justificativa é obrigatória.
Segundo o TSE, o pagamento deve ser feito pela Guia de Recolhimento da União (GRU) no Banco do Brasil. Depois de realizar o pagamento, o cidadão deve aguardar a identificação do recolhimento da multa pela Justiça Eleitoral e o registro na inscrição pela zona eleitoral. As informações estarão disponíveis pelo e-Título.
Tribunal Superior Eleitoral - TSE
Eleições 2020
Marden Menezes quer audiência sobre proibição de uso de celular nas escolas do Piauí
O parlamentar convidou para participar da discussão o Conselho Estadual de Psicologia, Secretaria Estadual de Educação, Conselho Estadual de Educação, entre outros.Servidores do hospital de Paulistana cobram do prefeito pagamento de salários atrasado
De acordo com os servidores, os pagamentos já estão há pelo menos dois meses atrasados e a situação tem afetado mais de 50 funcionários.Não houve diálogo com Enzo sobre presidência da Câmara de Teresina, diz Petrus Evelyn
Petrus explicou que não vê espaço para o diálogo, tendo em vista que Enzo nunca atendeu sua demanda em relação à lista atualizada de todos os comissionados na Casa.Severo Eulálio diz que discussões sobre eleições de 2026 foram antecipadas
O deputado afirmou que ainda há muito tempo para iniciar os debates sobre o próximo pleito e destacou que o foco do momento é o trabalho em prol do estado.Juiz condena ex-prefeito de Capitão Gervásio Oliveira a devolver R$ 457 mil
O ex-prefeito Antônio Coelho também foi condenado à suspensão dos direitos políticos pelo prazo de cinco anos.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir